Reflexões sobre um treinamento em Entrevista Motivacional em estudantes da área da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO05

Palabras clave:

Entrevista Motivacional, Programa de Treinamento, Comportamentos Relacionados com a Saúde, Comportamentos de Risco à Saúde

Resumen

O uso da Entrevista Motivacional (EM) pode auxiliar o paciente na ativação das suas metas, configurando-se como um modo de comunicação eficaz para mudanças no estilo de vida. Entretanto, é necessário que o profissional esteja capacitado para a aplicação dos princípios da EM, a fim de ser uma prática efetiva. O objetivo deste estudo foi refletir sobre a importância e avaliar o nível de conhecimento e a aplicação das habilidades fundamentais da Entrevista Motivacional numa amostra de 120 estudantes da área da saúde, após um treinamento em EM. Foi verificado o grau de Confiança e de Importância em utilizar essas habilidades na prática profissional dos participantes. Encontrou-se que quanto maior o grau de confiança em EM, maior é o percentual de perguntas consistentes com os fundamentos da EM e maior chance de acertos na EM. Os achados mostram a relevância do treinamento de Entrevista Motivacional nos cursos da área da saúde, pois potencializam a confiança dos alunos ao trabalharem com os pacientes sobre mudanças de comportamento e qualificam a formação do profissional da área da saúde.

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Biografía del autor/a

Marina Heinen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS.

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Publicado

2020-04-10

Cómo citar

De Souza, F. P., Heinen, M., & Oliveira, M. D. S. (2020). Reflexões sobre um treinamento em Entrevista Motivacional em estudantes da área da saúde. Psicologia Argumento, 38(99), 88–107. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO05

Número

Sección

Artigos