Reflexões sobre um treinamento em Entrevista Motivacional em estudantes da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO05Palabras clave:
Entrevista Motivacional, Programa de Treinamento, Comportamentos Relacionados com a Saúde, Comportamentos de Risco à SaúdeResumen
O uso da Entrevista Motivacional (EM) pode auxiliar o paciente na ativação das suas metas, configurando-se como um modo de comunicação eficaz para mudanças no estilo de vida. Entretanto, é necessário que o profissional esteja capacitado para a aplicação dos princípios da EM, a fim de ser uma prática efetiva. O objetivo deste estudo foi refletir sobre a importância e avaliar o nível de conhecimento e a aplicação das habilidades fundamentais da Entrevista Motivacional numa amostra de 120 estudantes da área da saúde, após um treinamento em EM. Foi verificado o grau de Confiança e de Importância em utilizar essas habilidades na prática profissional dos participantes. Encontrou-se que quanto maior o grau de confiança em EM, maior é o percentual de perguntas consistentes com os fundamentos da EM e maior chance de acertos na EM. Os achados mostram a relevância do treinamento de Entrevista Motivacional nos cursos da área da saúde, pois potencializam a confiança dos alunos ao trabalharem com os pacientes sobre mudanças de comportamento e qualificam a formação do profissional da área da saúde.Descargas
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