Envolvimento acadêmico, funcionamento adaptativo, problemas internalizantes e problemas externalizantes em universitários
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.104.AO02Palabras clave:
studantes universitários, características psicológicas, envolvimento acadêmico.Resumen
Introdução: coincidente com distanciamento da família e interação com novos grupos sociais, a etapa da universidade traz oportunidades para incremento da autonomia frente às tarefas da vida adulta. A literatura aponta dificuldades psicológicas ocorrentes nos primeiros anos universitários, que podem se refletir negativamente no desempenho acadêmico. Objetivo: verificar condições psicológicas de universitários primeiranistas com respeito a funcionamento adaptativo, problemas internalizantes, problemas externalizantes e expectativas acadêmicas. Método: participaram da pesquisa 50 alunos de primeiro ano de um curso de bacharelado interdisciplinar, de uma universidade pública. Foram utilizados o Adult Self-Report e a Escala de Envolvimento Acadêmico. A aplicação dos instrumentos ocorreu coletivamente, em salas de aula, nos meses de maio e setembro de 2018. Os dados foram analisados estatisticamente e tratados de forma descritiva e inferencial, pela variável sexo. Resultados: médias dos escores de problemas internalizantes foram indicadas em faixas limítrofe/clínicas, em homens e mulheres participantes. Encontrada forte correlação entre envolvimento em atividades obrigatórias e funcionamento adaptativo; e correlação negativa entre problemas externalizantes e envolvimento em atividades obrigatórias. Discussão: problemas internalizantes nos homens investigados (em nível semelhante aos das estudantes) não são comumente reportados na literatura concernente, carecendo de mais investigações.
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