Envolvimento acadêmico, funcionamento adaptativo, problemas internalizantes e problemas externalizantes em universitários
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.104.AO02Keywords:
studantes universitários, características psicológicas, envolvimento acadêmico.Abstract
Introdução: coincidente com distanciamento da família e interação com novos grupos sociais, a etapa da universidade traz oportunidades para incremento da autonomia frente às tarefas da vida adulta. A literatura aponta dificuldades psicológicas ocorrentes nos primeiros anos universitários, que podem se refletir negativamente no desempenho acadêmico. Objetivo: verificar condições psicológicas de universitários primeiranistas com respeito a funcionamento adaptativo, problemas internalizantes, problemas externalizantes e expectativas acadêmicas. Método: participaram da pesquisa 50 alunos de primeiro ano de um curso de bacharelado interdisciplinar, de uma universidade pública. Foram utilizados o Adult Self-Report e a Escala de Envolvimento Acadêmico. A aplicação dos instrumentos ocorreu coletivamente, em salas de aula, nos meses de maio e setembro de 2018. Os dados foram analisados estatisticamente e tratados de forma descritiva e inferencial, pela variável sexo. Resultados: médias dos escores de problemas internalizantes foram indicadas em faixas limítrofe/clínicas, em homens e mulheres participantes. Encontrada forte correlação entre envolvimento em atividades obrigatórias e funcionamento adaptativo; e correlação negativa entre problemas externalizantes e envolvimento em atividades obrigatórias. Discussão: problemas internalizantes nos homens investigados (em nível semelhante aos das estudantes) não são comumente reportados na literatura concernente, carecendo de mais investigações.
Downloads
References
Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2010). Manual for the ASEBA adult forms & profiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, and Families.
Achenbach, T. M., Ivanova, M. Y., Rescorla, L. A., Turner, L. V., & Althoff, R. R. (2016). Internalizing/externalizing problems: Review and recommendations for clinical and research applications. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 55(8), 647-656. doi: 10.1016/j.jaac.2016.05.012
American College Health Association (2018). National College Health Assessment II: Reference Group. Executive Summary Spring 2018. Silver Spring, MD: American College Health Association.
Andrade, C. (2016). La construcción de la identidad, auto-concepto y autonomía en adultos emergentes. Psicologia Escolar e Educacional, 20(1), 137-146. doi: 10.1590/2175-353920150201944.
Andrade, L. H. S. G., Viana, M. C., & Silveira, C. M. (2006). Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos na mulher. Archives of Clinical Psychiatry, 33(2), 43-54. doi: 10.1590/S0101-60832006000200003
Andrade, L. H., Wang, Y. P., Andreoni, S., Silveira, C. M., Alexandrino-Silva, C., Siu, E. R., ... Viana, M. C. (2012). Mental disorders in megacities: Findings from the São Paulo Megacity. Mental Health Survey, Brazil. PLoS ONE 7(2), e31879. doi:10.1371/journal.pone.0031879
Armenta, M. F, & Gaxiola, M. I. B. (2016). Recursos que contribuyen al desarrollo positivo em jóvenes. Escritos de Psicología, 9(3), 37-44. doi: 10.5231/psy.writ.2016.2911
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (2018). Critério de Classificação Econômica Brasil 2018. Recuperado de http://www.abep.org/criterio-brasil.
Astin, A. W. (1984). Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Personnel, 25(1), 297-308. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/220017441_Student_Involvement_A_Development_Theory_for_Higher_Education
Beck, R., Taylor, C., & Robbins, M. (2017). Missing home: sociotropy and autonomy and their relationship to psychological distress and homesickness in college freshmen. Anxiety, Stress, and Coping, 16, 155-166. Recuperado de http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.538.8740&rep=rep1&type=pdf
Brandão, A. S., Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2017). The predictors of graduation: social skills, mental health, academic characteristic. Paidéia, 27(66), 117-125. doi: 10.1590/1982-43272766201714
Brandtner, M., & Bardagi, M. (2009). Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 2(2), 81-91. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v2n2/v2n2a04.pdf
Bonadiman, C. S. C., Passos, V. M. A., Mooney, M., Naghavi, M., & Melo, A. P. S. (2017). A carga dos transtornos mentais e decorrentes do uso de substâncias psicoativas no Brasil: Estudo de Carga Global de Doença, 1990 e 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, 20(suppl. 1), 191-204. doi: 10.1590/1980-5497201700050016
Carvalho, P. L., & Oliveira-Monteiro, N. R. (2018). Competências genéricas e condições psicológicas de estudantes universitários do ensino privado noturno. Vozes dos Vales, 13(ano VII), 1-17. Recuperado de http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Priscila0102.pdf.
Castaño-Perez, G. A., & Calderon-Vallejo, G. A. (2014). Problemas associados ao consumo de álcool em estudantes universitários Revista Latino-Americana de Enfermagem, 22(5), 739-746. doi: 10.1590/0104-1169.3579.2475
Cerchiari, E. A. N., Caetano, D., & Faccenda, O. (2005). Prevalência de transtornos mentais menores em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, 10(3), 413-420. doi: 10.1590/S1413-294X2005000300010
Collodel Benett, I. C., Vieira, M. L., Crepaldi, M. A., & Schneider, D. R. (2013). Fundamentos da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Pensando Psicología, 9(16), 89-99.
Corseuil, C. H. L., Poloponsky, K., Franca, M. A. P. (2018). Uma interpretação para a forte aceleração da taxa de desemprego entre os jovens. Mercado de Trabalho, 64, 63-72. Recuperado de http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8386/1/bmt_64_interpreta%C3%A7%C3%A3o.pdf
Costa, M., & Moreira, Y. B. (2016). Saúde mental no contexto universitário. Seminários Sobre Ensino em Design, 2(10), 73-79. doi: 10.5151/despro-sed2016-009
Cunha, S. M., & Carrilho, D. M. (2005). O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, 9(2), 215-224. doi: 10.1590/S1413-85572005000200004.
Engers, M. E. A., & Morosini, M. C. (2007). Pedagogia universitária e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS.
Felicetti, V. L., & Morosini, M. C. (2010). Do compromisso ao comprometimento: o estudante e a aprendizagem. Educar em Revista, (especial 2), 23–43. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/02.pdf
Ferreira, J. A., & Castro, M. P. (1994). A adaptacão do inventario de desenvolvimento da autonomia de Iowa com jovens universitarios. Psychologica, 12, 143 153.
Fior, C. A., Mercuri, E., & Silva, D. Evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários. Avaliação Psicológica, 12(1), 81-89, 2013. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v12n1/v12n1a11.pdf
Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) (2016). IV pesquisa do perfil do socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. Uberlândia: ANDIFES. Recuperado de http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf
Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) (2019). V pesquisa do perfil do socioeconômico e cultural dos(as) graduandos(as) das IFES – 2018. Uberlândia: ANDIFES. Recuperado de http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf
Gomes, G., & Soares, A. B. (2013). Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(4), 780-789. doi: 10.1590/S0102-79722013000400019
Gonçalves, L. M. C., & Espírito-Santo, H. (2010). Saudades de casa, depressão e personalidade em estudantes universitários (Dissertação de mestrado). ISMT, Coimbra. Recuperado de http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/268
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) (2018). Sinopse estatística da educação superior 2017. Brasília: INEP. Recuperado de http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior
Ivanova, M. Y., Achenbach, T. M., Rescorla, L. A., Turner, L. V., Árnadóttir, H. A., Au A., ... Zasepa, E. (2014). Syndromes of collateral-reported psychopathology for ages 18-59 in 18 Societies. International Journal of Clinical and Health Psychology, 15(1), 18-28. doi: 10.1016/j.ijchp.2014.07.001
Ivanova, M. Y., Achenbach, T. M., Rescorla, L. A., Turner, L. V., Ahmeti-Pronaj, A., Au, A., ... Zasepa, E. (2015). Syndromes of self-reported psychopathology for ages 18–59 in 29 societies. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 37(2), 171-183. doi: 10.1007/s10862-014-9448-8
Lantyer, A., Varanda, C., Souza, F., Padovani, R., & Viana, M. (2016). Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 18(2), 4-19. doi: 10.31505/rbtcc.v18i2.880
Lins, T., Alvarenga, P., Paixão, C., Almeida, E., & Costa, H. (2012). Problemas externalizantes e agressividade infantil: uma revisão de estudos brasileiros. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 64(3), 57-75. Recuperado de https://goo.gl/LiA9uP
Lucena-Santos, P., Moraes, J., & Oliveira, M. (2014). Analysis of the factor structure of syndromes scales of ASR (Adult Self-Report). Revista Interamericana de psicologia/Interamerican Journal of Psychology, 48(2), 252-264. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/f884/f30ae1dbc01c29b3547367bcef2fa6f0646c.pdf
Manzatto, L., Rocha, T. B. X., Júnior, G. B. V., & Lopes, G. M. (2011). Consumo de álcool e qualidade de vida em estudantes universitários Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, 9(1), 37-53. doi: 10.20396/conex.v9i1.8637712
Meia-Via, A. M. (2013). Sono, qualidade de vida e saúde mental em alunos do ensino superior (Dissertação de mestrado). Universidade de Aveiro. Recuperado de http://ria.ua.pt/handle/10773/11539
Mistler, B. J., Reetz, D. R., Krylowicz, B., Barr, V. (2012). The Association for University and College Counseling Center Directors Annual Survey - Reporting period: September 1, 2011 through August 31, 2012. Recuperado de https://files.cmcglobal.com/Monograph_2012_AUCCCD_Public.pdf
Neves, M. C. C., & Dalgalarrondo, P. (2007). Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 56(4), 237-244. doi: 10.1590/S0047-20852007000400001.
Nivette, A. E., Eisner, M., Malti, T., & Ribeaud, D. (2014). Sex differences in aggression among children of low and gender inequality backgrounds: a comparison of gender role and sexual selection theories. Aggressive Behaviour, 40(5), 451-464. doi: 10.1002/ab.21530.
Oliveira-Monteiro, N. R., Scachetti, R. E., Frabetti, S., & Aznar-Farias, M. (2015). Problemas externalizantes e pró-socialidade em adultos. Aletheia, 47-48, 155-168. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n47-48/n47-48a13.pdf
Pascual-Sagastizabal, E., Azurmendi, A., Braza, F., Vergara, A. I., Cardas, J., & Sánchez-Martín, J. R. (2014). Parenting styles and hormone levels as predictors of physical and indirect agression in boys and girls. Aggressive Behaviour, 40(5), 465-473. doi: 10.1002/ab.21539
Pinto, J. C., Martins, P., Pinheiro, T. B., & Oliveira, A. C. (2015). Ansiedade, depressão e stresse: um estudo com jovens adultos e adultos portugueses. Psicologia, Saúde & Doenças, 16(2), 148-163. doi: 10.15309/15psd160202
Porto, R. C., & Goncalves, M. P. (2017). Motivação e envolvimento acadêmico: um estudo com estudantes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 515-522. doi: 10.1590/2175-35392017021311192
Rocha M. M., & Silvares, E. F. M. (2010). Competências de jovens brasileiros: fator de proteção para problemas comportamentais. In Resumos. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Recuperado de http://www.viisimposioinvestigacao.com/images/stories/livros_programa.pdf.
Rull, A. P., Sánchez, M. L. S., Cano, E. V., Méndez, M. T. C., Montiel, P. H., & García, F. V. (2011). Estrés académico en estudiantes universitarios. Psicología Y Salud, 21(1), 31-37. Recuperado de http://psicologiaysalud.uv.mx/index.php/psicysalud/article/viewFile/584/1008
Santos, L. T. M. (2000). Vivências acadêmicas e rendimento escolar: Estudo com alunos universitários do 1º ano (Dissertação de Mestrado) Universidade do Minho, Braga.
Silva, E. C., & Tucci, A. M. (2016). Padrão de consumo de álcool em estudantes universitários (calouros) e diferença entre os gêneros. Temas em Psicologia, 24(1), 313-323. doi: 10.9788/TP2016.1-21
Soares, A. B., Leme, V. B. R., Gomes, G., Penha, A. P., Maia, F. A., Lima, C. A., ... Araújo, A. M. (2018). Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(1), 206-223. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v70n1/15.pdf
Tomás, R. A., Ferreira, J. A., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2015). Adaptação pessoal e emocional em contexto universitário: O contributo da personalidade, suporte social e inteligência emocional. Revista Portuguesa de Pedagogia, (supl l), 87-107. Recuperado de http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2323
Torquato, J. A., Goulart, A. G., Vicentin, P., & Correa, U. (2010). Avaliação do estresse em estudantes universitários. Revista Científica Internacional Indexada, 1(14), 140-154. Recuperado de http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/142/141
Victoria, M. S., Bravo, A., Felix, A. K., Neves, B. G., Rodrigues, C. B., Ribeiro, C. C. P., ... Saltoris, W. P. (2013). Níveis de ansiedade e depressão em graduandos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Encontro – Revista de Psicologia, 16(25), 163-175. Recuperado de https://seer.pgsskroton.com/index.php/renc/article/view/2447
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.