Inclusão e síndrome de down: um estudo das relações interpessoais entre colegas de escola

Autores/as

  • Luciane Najar Smeha

Resumen

A pesquisa objetivou conhecer as relações interpessoais estabelecidas entre alunos com síndrome de Down e os demais colegas de classe. Foi realizada uma pesquisa-ação, com uma turma de alunos da segunda série do Ensino Fundamental. Participaram 18 alunos com idades entre 7 a 13 anos, dois desses com síndrome de Down. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, diário de campo e aplicação do teste sociométrico. A análise qualitativa foi construída com a triangulação dos dados. Os resultados apontam que os movimentos de aproximação e rejeição entre as crianças e a conseqüente formação de subgrupos é influenciada pelo discurso do professor que enuncia ao grupo o comportamento apropriado. As crianças reagem à estranheza, distanciando-se do colega diferente, independentemente do diagnóstico de deficiência, mais visivelmente nas situações onde não há mediação do professor.

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Publicado

2017-11-01

Cómo citar

Najar Smeha, L. (2017). Inclusão e síndrome de down: um estudo das relações interpessoais entre colegas de escola. Psicologia Argumento, 26(52), 73–83. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/22235

Número

Sección

Artigos