A profissão docente sob diferentes concepções psicológicas: O enfoque construtivista e o socioconstrutivista

Autores/as

  • Elza Maria Canhetti Mondin
  • Carmem Lúcia Dias

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.074.AO03

Palabras clave:

Profissão docente, Construtivismo, Socioconstrutivismo

Resumen

O presente trabalho constitui um estudo bibliográfico que propõe uma análise compreensiva dos enfoques construtivista e socioconstrutivista na educação brasileira e suas implicações na profissão docente. Com esse propósito, detemo-nos na análise e discussão desses dois grandes núcleos como geradores de questionamentos sobre a complexidade real do contexto educacional. O primeiro, o construtivismo, surge como consequência das discussões negativas a respeito do papel reprodutivista da escola; o segundo, o socioconstrutivismo, vem como uma nova perspectiva teórica, como uma tentativa de solucionar os problemas educacionais não resolvidos pelo construtivismo. Infelizmente, os docentes nem sempre conseguem tirar suficiente proveito dos resultados dessas concepções psicológicas e a realidade de nossas escolas continua dominada pela cultura pedagógica tradicional.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Canhetti Mondin, E. M., & Dias, C. L. (2017). A profissão docente sob diferentes concepções psicológicas: O enfoque construtivista e o socioconstrutivista. Psicologia Argumento, 31(74). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.074.AO03

Número

Sección

Artigos