DOCÊNCIA: PSICODINÂMICA E RELAÇÕES DE TRABALHO

Autores/as

  • Juliana Zanini Pereira
  • Elisete Soares Traesel
  • Álvaro Roberto Crespo Merlo

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7585

Palabras clave:

Trabalho docente, Saúde e subjetividade, Psicodinâmica do trabalho,

Resumen

Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa realizada com professores do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Tal investigação teve o objetivo de analisar como se encontram estruturadas as relações no trabalho docente na contemporaneidade e quais seus impactos sobre a saúde e a subjetividade desse trabalhador. A metodologia utilizada foi a psicodinâmica do trabalho. Pôde-se constatar que o educador encontra-se inserido em um contexto de intensos desafios, múltiplas exigências e pressão por resultados. Constatou-se, ainda, que o prazer obtido através do reconhecimento está associado à intensa dedicação e sobrecarga. Por fim, percebeu-se que as relações sãobaseadas nas exigências pedagógicas, sendo que há pouco espaço para o não trabalho, para a interlocução e para outros relacionamentos, o que indica que necessitam de um espaço de convivência e de fortalecimento dos laços de cooperação em busca de relações de trabalho mais saudáveis.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Zanini Pereira, J., Soares Traesel, E., & Roberto Crespo Merlo, Álvaro. (2017). DOCÊNCIA: PSICODINÂMICA E RELAÇÕES DE TRABALHO. Psicologia Argumento, 31(72). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7585

Número

Sección

Artigos