DOCÊNCIA: PSICODINÂMICA E RELAÇÕES DE TRABALHO

Authors

  • Juliana Zanini Pereira
  • Elisete Soares Traesel
  • Álvaro Roberto Crespo Merlo

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7585

Keywords:

Trabalho docente, Saúde e subjetividade, Psicodinâmica do trabalho,

Abstract

Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa realizada com professores do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Tal investigação teve o objetivo de analisar como se encontram estruturadas as relações no trabalho docente na contemporaneidade e quais seus impactos sobre a saúde e a subjetividade desse trabalhador. A metodologia utilizada foi a psicodinâmica do trabalho. Pôde-se constatar que o educador encontra-se inserido em um contexto de intensos desafios, múltiplas exigências e pressão por resultados. Constatou-se, ainda, que o prazer obtido através do reconhecimento está associado à intensa dedicação e sobrecarga. Por fim, percebeu-se que as relações sãobaseadas nas exigências pedagógicas, sendo que há pouco espaço para o não trabalho, para a interlocução e para outros relacionamentos, o que indica que necessitam de um espaço de convivência e de fortalecimento dos laços de cooperação em busca de relações de trabalho mais saudáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-24

How to Cite

Zanini Pereira, J., Soares Traesel, E., & Roberto Crespo Merlo, Álvaro. (2017). DOCÊNCIA: PSICODINÂMICA E RELAÇÕES DE TRABALHO. Psicologia Argumento, 31(72). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7585

Issue

Section

Articles