Masculinidade marcada pela desobediência: descumprimentos de medidas protetivas de urgência voltadas às mulheres
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.123.AO02Resumo
A Lei Maria da Penha reflete a necessidade de abordar os jogos de poder de gênero, onde o homem autor de violência muitas vezes desafia a medida de segurança destinada à mulher. Esse fenômeno, enraizado em estruturas patriarcais, exige uma análise contemporânea das narrativas de masculinidade. Este estudo visa compreender as desobediências cometidas por homens que violaram medidas protetivas de urgência para mulheres. Para tanto, foram analisadas as narrativas dadas por esses homens sobre a masculinidade, quanto às desobediências, e, por fim, em relação à Lei Maria da Penha e sua medida protetiva. A escolha metodológica foi a qualitativa exploratória e o material foi coletado mediante entrevista semiestruturada com sete participantes finalizadas por saturação teórica. Foi utilizada a Grounded Theory para a organização e análise dos dados, nos quais foram estabelecidas as codificações: "masculinidade e desobediência" e "Lei Maria da Penha e vitimização de mulheres". Os achados apontaram que as desobediências masculinas revelam-se como manifestações de controle sobre as mulheres, aportadas em pretextos de hierarquia de gênero e superioridade masculina, perpetuando assim um modelo de masculinidade patriarcal e dominante. Em termos conclusivos, as providências legais e punitivas podem não ser suficientes para promover mudanças profundas. Propostas psicoreflexivas, que reconhecem a intersubjetividade nas relações de gênero e poder, são fundamentais. Isso pode ser efetivado por meio de grupos reflexivos voltados para homens autores de violência, nos quais o tema das desobediências e dos descumprimento de medidas protetivas podem ser integrado a outros dispositivos reflexivos e componentes psicossociais.
Palavras-chave: masculinidade; perspectiva de gênero; violência contra as mulheres; Lei Maria da Penha; descumprimento de medida protetiva de urgência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.