Masculinidade marcada pela desobediência: descumprimentos de medidas protetivas de urgência voltadas às mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.123.AO02

Resumo

A Lei Maria da Penha reflete a necessidade de abordar os jogos de poder de gênero, onde o homem autor de violência muitas vezes desafia a medida de segurança destinada à mulher. Esse fenômeno, enraizado em estruturas patriarcais, exige uma análise contemporânea das narrativas de masculinidade. Este estudo visa compreender as desobediências cometidas por homens que violaram medidas protetivas de urgência para mulheres. Para tanto, foram analisadas as narrativas dadas por esses homens sobre a masculinidade, quanto às desobediências, e, por fim, em relação à Lei Maria da Penha e sua medida protetiva. A escolha metodológica foi a qualitativa exploratória e o material foi coletado mediante entrevista semiestruturada com sete participantes finalizadas por saturação teórica. Foi utilizada a Grounded Theory para a organização e análise dos dados, nos quais foram estabelecidas as codificações: "masculinidade e desobediência" e "Lei Maria da Penha e vitimização de mulheres". Os achados apontaram que as desobediências masculinas revelam-se como manifestações de controle sobre as mulheres, aportadas em pretextos de hierarquia de gênero e superioridade masculina, perpetuando assim um modelo de masculinidade patriarcal e dominante. Em termos conclusivos, as  providências legais e punitivas podem não ser suficientes para promover mudanças profundas. Propostas psicoreflexivas, que reconhecem a intersubjetividade nas relações de gênero e poder, são fundamentais. Isso pode ser efetivado por meio de grupos reflexivos voltados para homens autores de violência, nos quais o tema das desobediências e dos descumprimento de medidas protetivas podem ser integrado a outros dispositivos reflexivos e componentes psicossociais.

 Palavras-chave: masculinidade; perspectiva de gênero; violência contra as mulheres; Lei Maria da Penha; descumprimento de medida protetiva de urgência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

Oliveira, I. R. N. de, & Beiras, A. (2026). Masculinidade marcada pela desobediência: descumprimentos de medidas protetivas de urgência voltadas às mulheres . Psicologia Argumento, 43(123). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.123.AO02