A representação científica do comportamento: Merleau-Ponty e a crítica à fisiologia clássica.
DOI:
https://doi.org/10.7213/sicolargum.38.99.AO06Keywords:
Merleau-Ponty, Goldstein, Pavlov, comportamento, reflexo.Abstract
No presente artigo, analisamos a gênese e a extensão das críticas realizadas por Merleau-Ponty, em sua obra A Estrutura do Comportamento, à fisiologia clássica, representada pela teoria do reflexo de Ivan Pavlov. Merleau-Ponty se apropria da fisiologia contemporânea, especialmente do pensamento de Kurt Goldstein, para questionar a centralidade teórica e experimental ocupada pela noção de reflexo nos estudos experimentais sobre o comportamento. Trata-se de investigar os limites da teoria reflexológica, expondo a insuficiência do método como explicação objetiva do comportamento. Pretendemos explicitar que a interlocução com o campo da fisiologia não sinaliza, nesta obra, uma atitude de afastamento dos problemas filosóficos, mas expressa o movimento necessário de revisão epistemológica e metodológica tanto das ciências naturais, como da própria filosofia.
Downloads
References
Ellis, R. (2006). Phenomenology-Friendly Neuroscience: The return to Merleau-Ponty as Psychologist. Human Studies, 29, p. 33–55.
Goldstein, K. (1983). La Sructure de l’organisme. ( E. Buckhartdt & J. Kuntz. Trad.) Paris: Gallimard.( Obra original publicada em 1934)
Merleau-Ponty, M (1989) A natureza da percepção. In: O primado da percepção e suas consequências filosóficas. (C. M. César, Trad.) Campinas: Papirus. (Obra original publicada em 1971)
Merleau-Ponty, M. (1967) La structure du Comportement. Paris: Presses Universitaires de France (Obra original publicada em 1942)
Merleau-Ponty, M. (2006) Fenomenologia da Percepção. (C.A.R de Moura Trad.) São Paulo: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1945)
Pavlov, I (1970a). O cérebro e as ciências naturais. In: Pavlov: Obras Escolhidas. (U. Uflaker & E. Andreoli, Trad.) São Paulo: Hemus, p. 65–77. (Obra original publicada em 1909)
Pavlov, I (1970b). O Reflexo Condicionado. In: Pavlov: Obras Escolhidas. (U. Uflaker & E. Andreoli, Trad.) São Paulo: Hemus. p. 103–124. (Obra original publicada em 1934)
Pavlov, I (1970c). Resposta de um fisiólogo aos psicólogos. In: Pavlov: Obras Escolhidas. (U. Uflaker & E. Andreoli, Trad.) São Paulo: Hemus, p. 199–232. (Obra original publicada em 1932)
Pavlov, I (1970d). O trabalho dos grandes hemisférios cerebrais. In: Pavlov: Obras Escolhidas. (U. Uflaker & E. Andreoli, Trad.) São Paulo: Hemus, p. 33–47. (Obra original publicada em 1926)
Pavlov, I (1970e). A Fisiologia e a Psicologia no estudo da atividade nervosa superior dos animais. In: Pavlov: Obras Escolhidas. (U. Uflaker & E. Andreoli, Trad.) São Paulo: Hemus, p. 183–198. (Obra original publicada em 1917)
Smith, B. Merleau-Ponty and the generation of animals (2007). PhaenEx, 2 (2), p. 170–215.
Thompson, E. (2007) Mind in Life: biology, phenomenology and the sciences of mind. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2007.
Varela, F; Thompson, E; Rosch, E. (1991) The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. New York: MIT Press.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.