O autoconceito cognitivo de estudantes pretos (as) e pardos (as)
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.97.AO01Abstract
O presente trabalho propõe a análise sobre a associação entre a autoclassificação étnico-racial de estudantes pretos e pardos e o autoconceito cognitivo. Participaram do estudo 706 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas (Idade Média = 13,39 anos; D. P. = 1,94). Os resultados indicaram que a idade apresentou associação inversamente proporcional ao autoconceito, enquanto participantes autoclassificados como pretos ou pardos apresentaram autoconceito cognitivo significativamente mais baixo que seus pares. Não foram identificadas interações entre gênero e autoconceito cognitivo. Os resultados destacam a potencial ação de estereótipos negativos que podem influenciar o desenvolvimento do autoconceito cognitivo de crianças pretas e pardas.
Downloads
References
Bandeira, D. R., Arteche, A. X., & Reppold, C. T. (2008). Escala de autopercepção de Harter para adolescentes: um estudo de validação. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 24, n. 3 (jul./set. 2008), p. 341-345.
Bonetti, A., & Abreu, M. A. (2011). Faces da desigualdade de gênero e raça no Brasil.
Carneiro, S. (2015). Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro.
Cokley, K. O. (2014). The myth of Black anti-intellectualism: A true psychology of African American students. ABC-CLIO.
Corcino, J. R. M. J., & da Cunha, J. M. (2017). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta em pesquisas acadêmicas: Análise do software KoBoToolbox. Revista Brasileira de Iniciação Científica, 4(9).
Da Silva, P. V. B. (2018). Apontamentos sobre o Racismo no Brasil. In J. M. da Cunha., H. T. Amaral., V. A. Yano., N. S. Machado (Orgs.), Bullying, Racismo e Discriminação Racial (Mod. 2, Cap. 2, pp. 10-63). Curitiba: NEAB-UFPR.
Fialho, C. E. M., & Miranda, T. B. (2014). Notes on methodology in the research" Blondes: a study on hair color and production of identity"/Notas de metodologia da pesquisa" Loiras: um estudo sobre cor do cabelo e producao da identidade". Revista Artemis, 18(1), 199-212.
Giménez, G. (2010). Cultura, identidad y procesos de individualización. Conceptos y fenómenos fundamentales de nuestro tiempo, 3.
Graham, S., & Echols, L. (2018). Race and ethnicity in peer relations research.
Hall, S. (2010). Sin garantías. Trayectorias y problemáticas en estudios culturales, 257-285.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo demográfico 2010.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Educação 2017.
Lemos, J. M., & Batista, A. P. (2017). Relação entre autoconceito de crianças e estilos de liderança de professores. Psicologia Escolar e Educacional, 21(1), 53-63.
Martins, R. (2013). Hip hop, arte e cultura política: expressões culturais e representações da diáspora africana. Em Questão, 19(2), 260-282.
Martins, E., dos Santos, A. D. O., & Colosso, M. (2013). Relações étnico-raciais e psicologia: publicações em periódicos da SciELO e Lilacs. Psicologia: teoria e prática, 15(3), 118-133.
Mazzon, J. A. (2009). Principais resultados: projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar, organizadas de acordo com áreas temáticas, a saber, étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual. São Paulo: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Oliveira, F. (2004). Ser negro no Brasil: alcances e limites. Estudos Avançados, 18(50), 57-60.
Paixão, M. (2008). A dialética do bom aluno: relações raciais eo sistema educacional brasileiro. Ed. FGV.
Paulo, J. O. D. S. (2014). Ameaça de estereótipo: efeitos da identidade racial, perceção intergrupal e sexo (Dissertação de Mestrado).
Phinney, J. S., & Chavira, V. (1992). Ethnic identity and self-esteem: An exploratory longitudinal study. Journal of adolescence, 15(3), 271-281.
Phinney, J. S., & Ong, A. D. (2007). Conceptualization and measurement of ethnic identity: Current status and future directions. Journal of counseling Psychology, 54(3), 271.
Sacco, A. M., de Paula Couto, M. C. P., & Koller, S. H. (2016). Revisão sistemática de estudos da psicologia brasileira sobre preconceito racial. Temas em Psicologia, 24(1), 233-250.
Santo, J. B., Bukowski, W. M., Stella‐Lopez, L., Carmago, G., Mayman, S. B., & Adams, R. E. (2013). Factors underlying contextual variations in the structure of the self: Differences related to SES, gender, culture, and “majority/nonmajority” status during early adolescence. Journal of Research on Adolescence, 23(1), 69-80.
Schiavoni, A., & de Cássia Martinelli, S. (2017). O autoconceito de estudantes aceitos e rejeitados no contexto escolar. Psicologia argumento, 30(69). p. 297-305.
Silva, J. F. D. (2007). Ameaça dos estereótipos na performance intelectual de estudantes universitários ingressos pelo sistema de cotas (Dissertação de Mestrado).
Steele, C. M., & Aronson, J. (1995). Stereotype threat and the intellectual test performance of African Americans. Journal of personality and social psychology, 69(5), 797.
Yasui, M., Dorham, C. L., & Dishion, T. J. (2004). Ethnic identity and psychological adjustment: A validity analysis for European American and African American
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.