Impactos da Psicoeducação no Processo de Psicoterapia no Tratamento do TDAH: Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO15

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta crianças e adultos. A psicoeducação desempenha um papel essencial no tratamento, pois aumenta a compreensão e aceitação do TDAH, ajudando na adesão ao tratamento e no uso de estratégias de manejo, facilitando o desenvolvimento de habilidades que favorecem o bem-estar e a funcionalidade em diferentes contextos da vida. Essa revisão sistemática analisou 464 artigos de quatro bases de dados (PubMed, PsycNET, Web of Science e Scopus) sobre os impactos da psicoeducação no tratamento psicoterápico do TDAH. Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, 9 artigos foram selecionados para leitura completa, resultando em 6 artigos relevantes que investigaram os efeitos da psicoeducação na psicoterapia do TDAH. O manejo envolve psicólogos que realizam avaliações neuropsicológicas detalhadas e utilizam terapias baseadas em evidências.

Downloads

Biografia do Autor

João Matheus Barcelos da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrando em Medicina e Ciências da Saúde, com ênfase em Neurociências na Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob orientação do professor Dr. Lucas Spanemberg. Pós graduando em Terapia Cognitivo Comportamental na PUCRS. Coordenador de eventos na Liga Acadêmica de Saúde mental da PUCRS. Instrutor de Mindfulness na Pastoral, PUCRS.

Cecília Faccenda Pivoto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cecília Faccenda Pivoto - Graduanda em Psicologia, com certificação em Gestão de Pessoas na PUCRS. Pesquisadora, estagiária no Serviço de Desenvolvimento Organizacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Grupo Wainer Psicologia Cognitiva.

Marck de Souza Torres, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor Adjunto na Faculdade de Psicologia (FAPSI) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui doutorado e mestrado em Psicologia Clínica, áreas nas quais tem desenvolvido pesquisa e ensino com ênfase em processos psicológicos e intervenções terapêuticas

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Barcelos da Silva, J. M., Faccenda Pivoto, C., & de Souza Torres, M. (2025). Impactos da Psicoeducação no Processo de Psicoterapia no Tratamento do TDAH: Revisão Sistemática. Psicologia Argumento, 43(121). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO15