Evidências de efetividade da psicoterapia psicanalítica para o TDAH: Uma revisão integrativa

TDAH: Efetividade da Psicoterapia Psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.120.AO14

Resumo

As psicoterapias psicanalíticas para tratamento do TDAH têm sido pouco valorizadas, com preferência dada à medicação e às terapias cognitivo-comportamentais. Portanto, este estudo objetivou investigar se existem evidências de efetividade da psicoterapia psicanalítica ou psicodinâmica para o tratamento de crianças e adolescentes com TDAH. Realizou-se uma revisão narrativa da literatura. As bases de dados consultadas foram Scopus, Pubmed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), selecionando-se estudos publicados nos últimos dez anos. Com base nos descritores, foram recuperados 68 artigos. Após leitura dos resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados nove artigos. Dos nove artigos, seis foram  estudos de caso e três estudos quantitativos naturalísticos ou controlados. Dos estudos selecionados, apenas um não apontou resultados positivos para o tratamento psicanalítico do TDAH, tendo utilizado uma intervenção de psicoterapia psicanalítica de curto prazo. Com base nos estudos encontrados, pode-se afirmar que existem algumas evidências de efetividade da psicoterapia psicanalítica para o tratamento do TDAH em população jovem. Ao explorar os aspectos psicodinâmicos do indivíduo, oferece uma alternativa complementar à medicação e às terapias cognitivo-comportamentais, permitindo uma visão mais ampla e integrada do sujeito, para além do quadro sintomático, e promovendo mudanças estruturais que beneficiam a vida dos pacientes.

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Biografia do Autor

Vitória Ibias Flach, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS

Psicóloga em formação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, previsão de formatura em 2025. Mestre em Psicologia Clínica pela Edinburgh University, Escócia, em 2023. Bacharel em Psicologia pela Duquesne University, Estados Unidos, em 2021. Bolsista CNPq pela UNISINOS, em 2019.

Vera Regina Röhnelt Ramires, Atitus Educação

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós-Doutorado em Psicologia Clínica na Long Island University, Estados Unidos, em 2015. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos. Experiência docente no Ensino Superior há 30 anos, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e na pós-graduação estrito sensu há 17 anos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, de 2006 a 2012, e responsável pela sua implantação. Decana da Escola de Saúde da mesma universidade de 2012 a 2015. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Atitus Educação. Representante do Brasil no Capítulo Latinoamericano da Society for Psychotherapy Research de 2018 a 2021. Vice-Diretora do Child, Adolescent, and Family Therapy Research (CAFTR), da Society for Psychotherapy Research, de 2020 a 2023. Temas de pesquisa: processo e resultado de psicoterapia e psicopatologia psicanalítica.    

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Deon, E., Ibias Flach, V., & Röhnelt Ramires, V. R. (2025). Evidências de efetividade da psicoterapia psicanalítica para o TDAH: Uma revisão integrativa: TDAH: Efetividade da Psicoterapia Psicanalítica. Psicologia Argumento, 43(120). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.120.AO14