A política de assistência social nos fundamentos dos cursos de psicologia do Recôncavo da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.122.AO11

Resumo

Em 2022, o CensoPsi evidenciou que 20,1% das psicólogas participantes atuam na área social, sendo que a participação na área social está em patamar próximo ao da execução do processo de trabalho da proteção social e desenvolvimento. Esses dados refletem a inserção significativa das psicólogas na política pública de assistência social. Logo, sinalizam a importância de uma formação inicial em psicologia que possibilite acesso a discussões e práticas que contribuam para atuação nesta área. Este trabalho é fruto de uma pesquisa que analisou a proposta formativa enunciada em três Projetos Pedagógicos dos Cursos de Psicologia, pertencentes ao território do Recôncavo da Bahia, com o objetivo de identificar de que maneira os currículos expressam  os princípios e diretrizes preconizados pela Política Nacional de Assistência Social e pela Política Nacional de Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Constatou-se que alguns princípios e diretrizes são considerados nos processos formativos através de discussões sobre direitos sociais, territorialização, interdisciplinaridade, por exemplo. Porém, discussões mais específicas sobre a assistência social são ausentes, sendo as políticas de saúde mais abordadas na formação.
Palavras-chave: formação em psicologia; assistência social; currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelin Fonseca de Sales, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharela em Saúde (2019) e em Psicologia (2023) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente está vinculada ao Práxis - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em saberes e práticas na Assistência Social e ao Grupo de Pesquisa e Extensão Reinventar: psicologia e práticas inclusivas. Atuou como bolsista de iniciação científica no Projeto de Pesquisa "Formação de psicólogas para atuar na assistência social na Bahia: um estudo da graduação à Educação Permanente no SUAS" (2021 - 2022).

Luane Neves Santos, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenadora do Práxis - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em saberes e práticas na Assistência Social (UFRB) e integrante do grupo de pesquisa "A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões" (PUC-SP), membro do GT da ANPEPP "Método e categorias teóricas na pesquisa em Psicologia Sócio Histórica" e autora do livro "A Psicologia na assistência social: convivendo com a desigualdade" (Editora Cortez). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tendo como área de concentração "Direitos Humanos, Políticas Públicas e Práticas em Psicologia". Tem experiência em docência, pesquisa, gestão e assistência, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e políticas públicas (ênfase na política de assistência social), direitos humanos, desigualdade social e subjetividade, compromisso social e formação em psicologia.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Fonseca de Sales, E., & Neves Santos, L. (2025). A política de assistência social nos fundamentos dos cursos de psicologia do Recôncavo da Bahia. Psicologia Argumento, 43(122). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.122.AO11