Desafios e possibilidades dos cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista em um Centro de Reabilitação no Recife: Um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.120.AO05Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de condições neurológicas que afeta o desenvolvimento da comunicação, socialização e comportamento, variando em gravidade e sintomas. Sua etiologia não é definida, mas compreende-se que fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos. O estudo visou compreender os desafios enfrentados por famílias de crianças com TEA, analisando o perfil sociodemográfico dos cuidadores, os impactos emocionais, dificuldades no tratamento e a experiência de cuidado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de corte transversal. O período do estudo foi de janeiro a julho de 2024, tendo como população cuidadores de crianças com TEA assistidas por um Centro de Reabilitação do Recife. Utilizou-se do grupo focal e formulário sociodemográfico, seguindo o método de Bardin. A pesquisa seguiu orientação da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos em um hospital referência, CAAE número 71062823.8.0000.5201. O estudo envolveu 6 participantes, com ensino fundamental completo, renda de 1 salário-mínimo, todos com filhos que têm o diagnóstico de TEA e comorbidades. A análise dos dados se dividiu em quatro categorias temáticas, a saber, 1) Impactos do diagnóstico de TEA e suas comorbidades; 2) Estigmas e mudanças nas dinâmicas familiares; 3) Vida social, lazer e autocuidado; 4) Estratégias de enfrentamento. O presente estudo virá o melhor entendimento do cenário atual vivido por cuidadores de crianças com TEA, suas dificuldades e estratégias de enfrentamento ao tratamento disponível.
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