Avaliação de intervenção em orientação profissional e de carreira: Uso do LAQuA com adultas/os emergentes
Using LAQuA with emerging adults
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO08Resumo
A avaliação de intervenção é um dos elementos principais das práticas de orientação profissional e de carreira (OPC), mas que não tem tradição no Brasil, principalmente no campo das propostas narrativas. Assim, buscamos propor uma versão brasileira do LAQuA (Life Adaptability Qualitative Assessment) e testar este modelo narrativo de avaliação quali-quanti de intervenção, apontando e discutindo suas potencialidades. Por meio de um estudo de caso com um adulto emergente, analisamos o processo de mudança narrativa, reflexividade e reposicionamento social do orientando ao longo de um aconselhamento de carreira (AC) através da codificação proposta pelo LAQuA. Os resultados demonstraram a eficácia e a efetividade do AC avaliadas pela análise quanti e qualitativa das mudanças narrativas do orientando, identificando as trilhas e as dimensões de adaptabilidade e seus respectivos indicadores, os temas centrais e os tipos de reflexividade e de reposicionamento social coconstruídos ao longo do processo. Uma reconstrução do instrumento foi necessária para contextualização à realidade brasileira, e se mostrou pertinente com potencial para auxiliar orientadoras/es que estão trabalhando com propostas narrativas de AC, especialmente por oferecer um instrumento estruturado de avaliação de intervenção, possibilitando a aferição de sua eficácia e eficiência em termos dos objetivos postulados e dos resultados esperados com a intervenção realizada.
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