Avaliação de intervenção em orientação profissional e de carreira: Uso do LAQuA com adultas/os emergentes

Using LAQuA with emerging adults

Autores

  • Marcelo Afonso Ribeiro Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Andréa Knabem Universidade Federal do Paraná, Matinhos, PR, Brasil
  • Maria Celeste Couceiro Gama de Almeida Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Luciana Aparecida Beliomini Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO08

Resumo

A avaliação de intervenção é um dos elementos principais das práticas de orientação profissional e de carreira (OPC), mas que não tem tradição no Brasil, principalmente no campo das propostas narrativas. Assim, buscamos propor uma versão brasileira do LAQuA (Life Adaptability Qualitative Assessment) e testar este modelo narrativo de avaliação quali-quanti de intervenção, apontando e discutindo suas potencialidades. Por meio de um estudo de caso com um adulto emergente, analisamos o processo de mudança narrativa, reflexividade e reposicionamento social do orientando ao longo de um aconselhamento de carreira (AC) através da codificação proposta pelo LAQuA. Os resultados demonstraram a eficácia e a efetividade do AC avaliadas pela análise quanti e qualitativa das mudanças narrativas do orientando, identificando as trilhas e as dimensões de adaptabilidade e seus respectivos indicadores, os temas centrais e os tipos de reflexividade e de reposicionamento social coconstruídos ao longo do processo. Uma reconstrução do instrumento foi necessária para contextualização à realidade brasileira, e se mostrou pertinente com potencial para auxiliar orientadoras/es que estão trabalhando com propostas narrativas de AC, especialmente por oferecer um instrumento estruturado de avaliação de intervenção, possibilitando a aferição de sua eficácia e eficiência em termos dos objetivos postulados e dos resultados esperados com a intervenção realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

Ribeiro, M. A., Knabem, A., Couceiro Gama de Almeida, M. C., & Beliomini, L. A. (2024). Avaliação de intervenção em orientação profissional e de carreira: Uso do LAQuA com adultas/os emergentes: Using LAQuA with emerging adults. Psicologia Argumento, 42(118). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO08