Variáveis contextuais que interferem no nível de estresse de profissionais da área da tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO02Resumo
Profissionais da Tecnologia da Informação (TI) enfrentam variados desafios como altos níveis de estresse devido a demandas intensas, pressão constante e conflitos interpessoais, o que pode estar afetando a vida pessoal dos trabalhadores e, até mesmo, a saúde. Apesar dos esforços em saúde mental no trabalho, ainda faltam pesquisa sobre variáveis estressoras específicas no contexto da TI. O objetivo do presente estudo foi identificar a percepção de profissionais da área de tecnologia sobre quanto variáveis potencialmente estressoras interferem em seu nível de estresse. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada uma pesquisa de base quantitativa, por meio de um formulário online composto por 24 itens. Participaram da pesquisa 75 trabalhadores da TI. Os resultados indicam que, dentre as variáveis avaliadas, as que mais contribuem para o estresse, na percepção dos profissionais, são a comunicação com o gestor ou líder direto e a perspectiva de carreira dentro da empresa, enquanto as variáveis consideradas como menos estressoras foram a realização de horas extras e a competição entre
colaboradores. Assim como foi possível identificar que as participantes mulheres percebem o estresse em nível mais elevado que os participantes homens. Fatores organizacionais, como comunicação com líderes e a falta de programas de crescimento de carreira, influenciam significativamente o estresse dos colaboradores, bem como líderes que fornecem suporte, feedback e oportunidades de desenvolvimento têm impacto positivo no bem-estar dos funcionários. Os resultados do presente estudo fornecem informações importantes para a implementação de políticas e intervenções para melhorar a qualidade de vida dos profissionais de TI.
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