Crianças autistas: como terapeutas lidam com os comportamentos autolesivos e heterolesivos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO04

Resumo

Comportamentos autolesivos e heterolesivos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são frequentes, e representam um desafio significativo para profissionais da saúde que trabalham com essa população. Este estudo objetivou investigar como estagiários-terapeutas e psicólogos lidam com comportamentos autolesivos e heterolesivos em crianças com TEA. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu a participação de 10 profissionais (5 estagiários de psicologia e 5 psicólogos) de uma clínica privada especializada no método ABA (Applied Behavior Analysis) para o tratamento de crianças com TEA. Os dados foram coletados através de entrevistas e submetidos à análise por Classificação Hierárquica Descendente (CHD), possibilitada pelo software IRaMuTeQ. A CHD resultou em 4 classes: “Enfrentamento e Repercussões”, “Situações Desafiadoras”, “Estratégias Positivas de Enfrentamento” e “Manejo dos Comportamentos no Momento de Ocorrência”. Os resultados indicam uma prevalência de sentimentos de exaustão entre os profissionais após as sessões terapêuticas. Estratégias como proteção mútua, tentativas de acalmar a criança, busca por ajuda de outro terapeuta, retirar-se para se acalmar e utilizar recursos para diminuir a frequência do comportamento emergiram como práticas comuns. O estudo destaca a necessidade de suporte institucional adequado, visando minimizar sentimentos de incapacidade, insegurança e frustração nos profissionais, reforçando a importância do bem-estar e do preparo adequado dos terapeutas no manejo eficaz dessas situações.

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Biografia do Autor

Carolina Filadelfo Cosme, Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC)

Psicóloga pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), São Mateus, ES.

Iagor Brum Leitão, Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC)

Psicólogo, professor do curso de psicologia do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC) de São Mateus, ES. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES)

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

Filadelfo Cosme, C., & Brum Leitão, I. (2024). Crianças autistas: como terapeutas lidam com os comportamentos autolesivos e heterolesivos?. Psicologia Argumento, 42(118). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO04