Crianças autistas: como terapeutas lidam com os comportamentos autolesivos e heterolesivos?
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO04Resumo
Comportamentos autolesivos e heterolesivos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são frequentes, e representam um desafio significativo para profissionais da saúde que trabalham com essa população. Este estudo objetivou investigar como estagiários-terapeutas e psicólogos lidam com comportamentos autolesivos e heterolesivos em crianças com TEA. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu a participação de 10 profissionais (5 estagiários de psicologia e 5 psicólogos) de uma clínica privada especializada no método ABA (Applied Behavior Analysis) para o tratamento de crianças com TEA. Os dados foram coletados através de entrevistas e submetidos à análise por Classificação Hierárquica Descendente (CHD), possibilitada pelo software IRaMuTeQ. A CHD resultou em 4 classes: “Enfrentamento e Repercussões”, “Situações Desafiadoras”, “Estratégias Positivas de Enfrentamento” e “Manejo dos Comportamentos no Momento de Ocorrência”. Os resultados indicam uma prevalência de sentimentos de exaustão entre os profissionais após as sessões terapêuticas. Estratégias como proteção mútua, tentativas de acalmar a criança, busca por ajuda de outro terapeuta, retirar-se para se acalmar e utilizar recursos para diminuir a frequência do comportamento emergiram como práticas comuns. O estudo destaca a necessidade de suporte institucional adequado, visando minimizar sentimentos de incapacidade, insegurança e frustração nos profissionais, reforçando a importância do bem-estar e do preparo adequado dos terapeutas no manejo eficaz dessas situações.
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