Evidências de validade do Inventário de Preferencias de Carreira em estudantes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.117.AO03

Resumo

Este estudo investigou evidências de validade da estrutura interna do Inventário de Preferencias de Carreira (IPC). O IPC foi construído com base no modelo hexagonal RIASEC, que postula seis categorias de interesses e ambientes profissionais: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional. A pesquisa foi realizada com 899 estudantes do ensino fundamental, com idades entre 11 e 14 anos (M = 13,25; DP = 0,92), sendo 56,6% do gênero feminino, 40,2% do gênero masculino e 3,2% que preferiram não informar. A análise fatorial exploratória com o método de análise paralela reteve os seis fatores teoricamente esperados. As estatísticas de ajuste do modelo foram bastante satisfatórias nos índices comparativos e baseados em resíduos. Os valores de confiabilidade composta foram elevados (entre 0,85 e 0,95). As medidas de qualidade dos fatores indicaram replicabilidade em estudos futuros e apoiam o uso do IPC para avaliação individual. As correlações entre os tipos de interesses, em sua maioria, corroboraram o modelo hexagonal. Os resultados recomendam o IPC para pesquisa e intervenção em orientação profissional na faixa etária estudada, onde o modelo de Holland reiterou sua robustez teórica e empírica.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

de Oliveira Magalhaes, M., & Pinheiro da Cruz, A. C. (2024). Evidências de validade do Inventário de Preferencias de Carreira em estudantes do ensino fundamental. Psicologia Argumento, 42(117). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.117.AO03