Avaliação psicológica da motivação para exercícios físicos em crianças/adolescentes: uma revisão sistemática
a systematic review
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO13Resumo
O exercício físico é recomendado para promoção de saúde, devendo ser iniciada desde a infância. A motivação se associa a adesão a prática de exercício físico, sendo importante avaliar esse construto. O presente estudo objetiva identificar quais instrumentos existem para avaliação psicológica da motivação da prática de exercício físico voltados para crianças e adolescentes, compreendendo suas bases teóricas e seus formatos de resposta. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja busca se deu nas bases de dados Pubmed, PsycNET, Scielo, Pepsic, BVS, BVS Psicologia. Utilizou-se o protocolo PRISMA para sistematizar o processo de seleção dos estudos e posterior análise, totalizando 44 artigos selecionados a partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. O corpus textual analisado pelo IRaMuTeQ teve uma retenção de 80,15% e gerou 4 classes – Orientação da Motivação (a mais representativa), Psicometria, Diferenças de motivação de acordo com o público, e Motivação de atletas. O instrumento mais utilizado (citado em 13,33% dos estudos) foi o Sport Motivation Scale – SMS, traduzido e validado para o Brasil. A maior parte dos instrumentos de avaliação são voltados para adolescentes, com predominância do estilo de resposta tipo Likert. A principal teoria utilizada foi a Teoria da Autodeterminação. Enquanto procedimentos psicométricos adotados destaca-se o Alfa de Cronbach e Análise Fatorial Confirmatória, como os mais usados. Percebe-se que há lacunas para o desenvolvimento de novos instrumentos, com procedimentos estatísticos diversos como Teoria de Resposta ao Item ou Análise de Rede e com outros formatos de resposta, além da Likert.
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