O conhecimento em Avaliação Psicológica para os Estudantes de Graduação

Autores

  • André Sousa Rocha Centro Universitário Uninta

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO04

Resumo

Este estudo objetivou investigar o conceito de avaliação psicológica em estudantes de graduação. Participaram 87 universitários, 65,3% se declararam do sexo feminino, de uma faculdade no estado do Ceará, de semestres variados. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e um questionário contendo seis perguntas abertas acerca da avaliação psicológica. Os dados foram analisados no software iramuteq por meio de duas técnicas: Nuvem de Palavras e Classificação Hierárquica Descendente (CHD). A CDH indicou a existência de três classes, que enfatizam a avaliação psicológica: conceitos e instrumentos utilizados (classe 1), parâmetros psicométricos dos instrumentos psicológicos (classe 2) e Satepsi: requisitos mínimos de autorização para uso do teste psicológico (classe 3). Conclui-se que a função do satepsi e a noção da avaliação psicológica foram compreendidas. Contudo, os aspectos psicométricos são pouco assimilados. Desse modo, é preciso repensar em técnicas e recursos de ensino que possam contribuir para a melhoria da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-02

Como Citar

Sousa Rocha, A. (2023). O conhecimento em Avaliação Psicológica para os Estudantes de Graduação. Psicologia Argumento, 41(115). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO04