Questionário de esquemas de Young em populações com transtornos mentais: revisão sistemática

Questionário de esquemas de Young em transtornos mentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.114.AO10

Resumo

A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa que compreende o funcionamento dos indivíduos com transtornos psicológicos crônicos. Os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs), que fazem parte da TE, se originam nas experiências infantis e são representados por memórias, emoções e sensações corporais que surgem a partir de experiências repetidas na infância e adolescência. Para identificação e avaliação dos EIDs, foi elaborado o Young Schema Questionnaire - Short Form (YSQ-S3). Esta revisão sistemática investigou o uso do YSQ-S3 em populações com transtornos mentais e de personalidade de 2009 a 2021. Foram utilizadas as bases de dados Science Direct, PubMed, Scopus e PsycINFO, Periódicos CAPES com os descritores “young schema questionnaire” AND “mental disorders” AND “early maladaptive schema”. Foram incluídos 18 artigos, sendo o Transtorno Bipolar a população clínica mais estudada. Os esquemas de Defectividade/Vergonha, Isolamento Social/Alienação e Fracasso se destacaram como presentes na maioria das populações dos estudos.

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Biografia do Autor

Andressa Celente de Ávila , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Clínica no Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental (GAAPCC) do PPGP da PUCRS. Graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia Clínica pela PUCRS. Terapeuta pela abordagem da Terapia Cognitivo-comportamental e Terapia do Esquema. Professora da Graduação em Psicologia na FACTUM. Professora convidada em cursos de especialização e formação na área da Psicologia e Terapia Cognitivo-comportamental. Aperfeiçoamento em Terapias Cognitivo-Comportamentais pelo Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP).

Maria Eduarda Anawate Muniz Tavares, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020). Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer Psicologia Cognitiva. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela Wainer Psicologia Cognitiva. Colaboradora no Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo e Comportamental (GAAPCC) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Áreas de interesse em pesquisa: psicologia cognitivo-comportamental, neurociências e processos cognitivos.

Lauren Heineck de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga Clínica, Supervisora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Formação em Terapia do Esquema pelo NYC Institute for Schema Therapy/Wainer Psicologia Cognitiva. Formação em Relação Terapêutica e Supervisão pela Wainer Psicologia Cognitiva. Aperfeiçoamento em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer Psicologia Cognitiva. Possui Treinamento da Compaixão na abordagem Cognitiva (CBCT). Integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental (GAAPCC - PUCRS), vinculada ao projeto Evidências psicométricas de questionários da Terapia do Esquema para uso no Brasil. Professora de Especialização na Wainer Psicologia Cognitiva e convidada por outras Instituições. Atendimentos em Psicoterapia Individual nas modalidades presencial (Lajeado - RS) e online.

Margareth da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Pesquisadora nível 1-B do CNPq e Professora Titular na Escola de Ciências da Saúde e da Vida, no Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsicologia/PUCRS. É coordenadora do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental (GAAPCC) e coordenadora do Laboratório de Intervenções Cognitivas (LABICO). Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP (2001), Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS (1985). Realizou Pós-Doutorado nos Estados Unidos, na University of Maryland Baltimore County - UMBC, sob a supervisão do Prof. Carlo DiClemente, Department of Psychology - University of Maryland Baltimore County - UMBC (2008). É coordenadora do Grupo de Trabalho: Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva cognitivo comportamental na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP, desde 2016. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa/PUCRS, desde 2002. É sócia-fundadora da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. É Membro da Diretiva da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamental - ALAPCCO (Gestão 2019-2022).Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação e Intervenção Terapêutica, Psicometria (desenvolvimento, adaptação e normatização de instrumentos), Dependência Química, Obesidade, Síndrome Metabólica, Imagem Corporal, Comportamento Alimentar (Compulsão Alimentar, Adição Alimentar), Entrevista Motivacional, Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT),Terapia Comportamental Dialética (DBT), Terapia de Esquemas (TE), Terapia Focada na Compaixão (TFC), Intervenções Baseadas em Mindfulness e Habilidades Sociais. Colaboradora no Multicultural Supplement to the Manual for the ASEBA Older Adult Forms & Profiles - For Ages 60-90+ https://aseba.org/older-adults/ Possui cooperação de pesquisa com investigadores internacionais (do Prof. Carlo DiClemente, Department of Psychology - University of Maryland Baltimore County - UMBC, EUA; do Prof. George M. Slavich, Laboratory for Stress Assessment and Research: Cousins Center for Psychoneuroimmunology: Department of Psychiatry and Biobehavioral Sciences - University of California - UCLA, EUA; Profª Jacqueline Pistorello, University of Nevada, Reno - UNR, EUA; Prof. Thomas M. Achenbach, The University of Vermont, EUA; Prof. Paul Gilbert, University of Derby, United Kingdom; do Prof. José Augusto Pinto-Gouveia, Research Centre of the Study and Cognitive-Behavioral Intervention, of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra - FPCEUC, Portugal; Profª Marcela Matos, from the Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention - CINEICC of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra - FPCEUC, Portugal; Profª Ashley Gearhardt, Department of Psychology - University of Michigan, EUA e nacionais (do Grupo de Pesquisa e Modificação do Estilo de Vida e Risco Cardiovascular - MERC, coordenado pela Profª Ana Maria Pandolfo Feoli da PUCRS.

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Publicado

2023-09-25

Como Citar

Celente de Ávila, A., Eduarda Anawate Muniz Tavares, M., Heineck de Souza, L., Biessek Sberse, L., & da Silva Oliveira, M. (2023). Questionário de esquemas de Young em populações com transtornos mentais: revisão sistemática: Questionário de esquemas de Young em transtornos mentais. Psicologia Argumento, 41(114). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.114.AO10