Socialização étnico-racial parental: contribuições para o bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO15

Resumo

O diálogo dos pais sobre raça e etnia com os filhos é denominado de “socialização étnico-racial”. Existem evidências de que esse tipo de socialização produz consequências importantes no bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens, o que tem contribuído para o crescimento de pesquisas nessa área internacionalmente. A maioria das pesquisas se concentrou nos pais como agentes socializadores e foi realizada com diferentes grupos étnico-raciais dos Estados Unidos. Este estudo tem como objetivo apresentar uma síntese das principais descobertas da literatura internacional sobre a socialização étnico-racial parental. Especificamente, buscou-se descrever as principais mensagens sobre raça e etnia que os pais transmitem aos filhos, seus fatores explicativos e um arcabouço empírico acerca das suas consequências para o bem-estar e desenvolvimento infantojuvenil. Esta revisão da literatura possibilita compreender uma série de motivos pelos quais os pais se engajam ou não na socialização étnico-racial, e saber disso ajudará a planejar futuras pesquisas e intervenções no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueliton Santos Moreira-Primo, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (GPSAIR).

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Moreira-Primo, U. S., & França, D. X. de. (2024). Socialização étnico-racial parental: contribuições para o bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens. Psicologia Argumento, 42(116). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO15