Adolescer no Contexto Rural: construção identitária e tecnologias da informação e comunicação

identity construction and information and communication technologies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO07

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar como as Tecnologias da Informação e Comunicação participam da construção identitária de adolescentes que vivem na zona rural, identificando como o adolescer é concebido pelos mesmos. Em específico, buscou-se verificar os impactos dessas tecnologias no cotidiano dessas pessoas, no que tange aos usos e apropriações e os possíveis efeitos sobre as relações interpessoais. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas junto a estudantes que moram no contexto rural e cursam o ensino médio. A discussão e as análises sustentaram-se em teóricos dos Estudos Culturais e da Teoria das Representações Sociais. Verificou-se que as tecnologias participam da construção identitária dos participantes, uma vez que sua apropriação ocorre para além do uso relacionado ao âmbito educacional. Igualmente, observou-se percepção com relação às possíveis implicações nos relacionamentos interpessoais e familiares. Em relação à construção do ser adolescente no contexto rural, identificamos a participação de representações sobre a adolescência de teorias do desenvolvimento humano, especialmente das psicologias do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catiele dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Adriane Roso, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Psicologia, Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Flavi Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Comunicação, Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Comunicação. Programa de Pós-graduação em Comunicação.  Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Emanuel Chiamenti Pedroso, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Psicologia.  Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ana Luiza Roehe Dalcanal, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Psicologia.  Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

dos Santos, C., Roso, A., Lisboa Filho, F., Chiamenti Pedroso, E., & Roehe Dalcanal, A. L. (2024). Adolescer no Contexto Rural: construção identitária e tecnologias da informação e comunicação: identity construction and information and communication technologies. Psicologia Argumento, 42(116). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO07