“A violência bate em mim primeiro”: oficinas nas escolas públicas de Fortaleza

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DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.112.AO11

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre as violências que atravessam corpos marcados pela identidade de gênero dentro e fora da escola. Nosso objetivo é relatar a experiência de oficinas em escolas públicas de Fortaleza-CE, com base na vivência em campo no ano de 2021 do projeto de pesquisa-extensão Artes Insurgentes: coletivizando resistências. Trabalhamos a partir de uma pesquisa-intervenção (PI) articulada ao referencial ético-teórico-metodológico dos feminismos decoloniais sob uma lente intersecional. Desenvolvemos oficinas formativas em quatro escolas do Grande Bom Jardim (GBJ), com o apoio de coletivos e artistas do território. Nestas oficinas a discussão de gênero foi diretamente atravessada por relatos de violências, que carregam a denúncia das estruturas hegemônicas do patriarcado performado pelo machismo, cisbinariedade, misoginia, sexismo, e dentre outras formas de opressão em torno de gênero para além das paredes das escolas. Assim, mediante a esses cenários de constantes violações, durante as oficinas formativas, pudemos traçar coletivamente fissuras e aberturas aos devires, às linhas de fuga, que apareceram como um elemento diferencial que provoca rasgos no circuito desejante instituído.

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Biografia do Autor

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mayara Ruth Nishiyama Soares- Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC - (Bolsista CAPES). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Colaboradora do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC) e do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). E-mail: [email protected].  

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2668-8822.

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Luciana Lobo Miranda - Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, com estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França; estágio pós-doutoral no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA. Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFC). E-mail: [email protected]

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098  

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Tadeu Lucas de Lavor Filho – Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil. Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Professor de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: [email protected]

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

Larissa Ferreira Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Larissa Ferreira Nunes - Doutoranda e Mestre em Psicologia no Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC - (Bolsista FUNCAP-CE). Integrante do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC). E-mail: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5384-0896

Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa - Doutora em Educação. FACED/UFC. Professora adjunta do curso de Psicologia/UFC e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas/UFC/Sobral. Membro do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação e Coordenadora do projeto de extensão Maquinarias: infâncias em invenção (UFC). E-mail: [email protected]
ORCID: https://orcid.org/000-0002-4341-8138 

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Soares, M. R. N., Miranda, L. L., Lavor Filho, T. L. de ., Nunes, L. F., & Costa, Érica A. G. de A. (2023). “A violência bate em mim primeiro”: oficinas nas escolas públicas de Fortaleza. Psicologia Argumento, 41(112). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.112.AO11