Promovendo práticas parentais positivas: avaliação de um modelo interventivo online para pais de adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO07

Resumo

O estudo buscou avaliar a eficácia de uma intervenção online voltada para o desenvolvimento de práticas parentais positivas em pais de adolescentes. Participaram do estudo 36 cuidadores de adolescentes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes no estado da Bahia. A intervenção, baseada na Teoria das Habilidades Sociais e Teoria Comportamental, ocorreu em sete sessões individuais e online, com medidas de pré teste e pós teste nos grupos experimental (n=24) e controle (n=12). Para avaliar a intervenção, utilizou-se o Inventário de Estilos Parentais e um questionário qualitativo online. Os resultados da análise quantitativa não revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos após intervenção. Por outro lado, os dados qualitativos evidenciaram mudanças a nível cognitivo, além de melhorias na comunicação entre cuidador e adolescente. Conclui-se que a intervenção revela potencialidades na promoção de práticas parentais positivas, porém, limitações do estudo são destacadas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Lima Reis, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FABESB/UFBA). Integra o ´Núcleo Especializado de Estudos em Desenvolvimento Humano (NEEDH). 

Edi Cristina Manfroi, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus Anísio Teixeira. Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2012). Pós doutorado em Psicologia: cognição e comportamento pela UFMG (2019). Docente dos cursos de graduação de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde

Downloads

Publicado

2022-11-02

Como Citar

Martins Sousa Nascimento, V., Lima Reis, H. ., & Cristina Manfroi, E. (2022). Promovendo práticas parentais positivas: avaliação de um modelo interventivo online para pais de adolescentes. Psicologia Argumento, 40(111). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO07