Sentimento de empatia em crianças: análise de duas escalas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO04

Palavras-chave:

Empatia, Escala de Avaliação, Interação Social

Resumo

A empatia faz parte do repertório das habilidades sociais e consiste na capacidade de ter preocupação com o outro. Nesse processo, tanto aspectos cognitivos quanto afetivos devem ser considerados. Esse sentimento se desenvolve muito cedo nas crianças, entretanto de formas diferentes, o que pode significar uma dificuldade no entendimento de algumas normas sociais e controle de emoções, estando relacionado a conflitos entre os pares e com adultos. A fim de verificar esses contrastes, o presente estudo teve como objetivo analisar duas escalas de empatia para crianças e verificar se há diferenças em relação à sexo e idade. A amostra do presente estudo foi composta de 34 participantes (21 do sexo masculino e 13 feminino), entre 6 a 11 anos, que frequentavam duas instituições de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Foram utilizadas a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI), a fim de verificar a diferenciação entre elas nessa população. Os resultados evidenciaram correlações entre as escalas, mas não apresentou correlação significativa entre sexo e idade. As crianças no geral, apresentaram respostas empáticas. Discutimos a importância de mais pesquisas sobre empatia nessa faixa etária, devido à sua importância na construção de relações sociais e no desenvolvimento saudável da criança.

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Biografia do Autor

Lya Bueno da Rocha e Silva, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga, Especialização em Neurologia aplicada à Neurologia Infantil da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Campinas – SP, Brasil.

Priscila Bonato Galhardo, Universidade de São Paulo

Psicóloga, Especialista em Saúde Mental, Mestre e Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), São Paulo –SP, Brasil.

Kênia Eliber Vieira, Universidade de São Paulo

Bióloga, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alfenas, Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Ambiente e Sociedade pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), São Paulo –SP, Brasil.

Luciana Maria Caetano, Universidade de São Paulo

Pedagoga, Professora Livre Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP, São Paulo – SP, Brasil.

Betânia Alves Veiga Dell’ Agli, Docente do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino e Universidade de São Paulo

Psicóloga, Neuropsicóloga, Doutora em Educação de Faculdade de Educação da Unicamp, Docente do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE, Docente Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), São Paulo –SP, Brasil.

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Publicado

2022-01-21

Como Citar

Bueno da Rocha e Silva, L., Bonato Galhardo, P., Eliber Vieira, K., Caetano, L. M., & Alves Veiga Dell’ Agli, B. (2022). Sentimento de empatia em crianças: análise de duas escalas. Psicologia Argumento, 40(108). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO04

Edição

Seção

Artigos