Programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais na educação infantil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.109.AO10Palavras-chave:
educação, habilidades sociais, pré-escolar.Resumo
As habilidades sociais são aprendidas desde a infância, sendo essenciais para o estabelecimento de relações duradouras e satisfatórias que constituem processos fundamentais no desenvolvimento humano. Neste cenário, podem ser criadas condições para o aprendizado de habilidades sociais na forma de programas de treinamento. O presente estudo teve como objetivo revisar sistematicamente a literatura acerca de programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais na educação infantil, bem como identificar suas principais características, diferenças e semelhanças. Para tanto, foram consultadas as bases de dados SciELO, Lilacs, Psychinfo, Psycarticles e Web of Science, considerando artigos publicados de 2015 a 2019. Utilizou-se o protocolo PRISMA e dois juízes verificaram os procedimentos de seleção e extração de forma independente. Foram encontrados oito artigos que cumpriram os critérios estabelecidos. Observou-se que os estudos apontaram o aumento em habilidades sociais e diminuição de problema de comportamento nos participantes após passarem pelos programas; contudo, sinalizaram ressalvas nos ganhos em programas de prevenção universal para crianças com problemas de comportamento pré-existentes.
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