Envolvimento acadêmico, funcionamento adaptativo, problemas internalizantes e problemas externalizantes em universitários

Autores

  • Fernanda Ribeiro de Araújo Universidade Federal de São Paulo, Santos (SP)
  • Marcos Roberto Silva de Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) http://orcid.org/0000-0002-8963-5162

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.104.AO02

Palavras-chave:

studantes universitários, características psicológicas, envolvimento acadêmico.

Resumo

Introdução: coincidente com distanciamento da família e interação com novos grupos sociais, a etapa da universidade traz oportunidades para incremento da autonomia frente às tarefas da vida adulta. A literatura aponta dificuldades psicológicas ocorrentes nos primeiros anos universitários, que podem se refletir negativamente no desempenho acadêmico. Objetivo: verificar condições psicológicas de universitários primeiranistas com respeito a funcionamento adaptativo, problemas internalizantes, problemas externalizantes e expectativas acadêmicas. Método: participaram da pesquisa 50 alunos de primeiro ano de um curso de bacharelado interdisciplinar, de uma universidade pública. Foram utilizados o Adult Self-Report e a Escala de Envolvimento Acadêmico. A aplicação dos instrumentos ocorreu coletivamente, em salas de aula, nos meses de maio e setembro de 2018. Os dados foram analisados estatisticamente e tratados de forma descritiva e inferencial, pela variável sexo. Resultados: médias dos escores de problemas internalizantes foram indicadas em faixas limítrofe/clínicas, em homens e mulheres participantes. Encontrada forte correlação entre envolvimento em atividades obrigatórias e funcionamento adaptativo; e correlação negativa entre problemas externalizantes e envolvimento em atividades obrigatórias. Discussão: problemas internalizantes nos homens investigados (em nível semelhante aos das estudantes) não são comumente reportados na literatura concernente, carecendo de mais investigações.

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Biografia do Autor

Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (UNIFESP-BS), é psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, com mestrado em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), doutorado e pós-doutorado em Psicologia Social, pela Universidade de São Paulo (USP).
Na UNIFESP, é docente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar) do Instituto do Mar. Coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/UNIFESP-BS) voltado a trabalhos sob vértices da Psicologia Positiva e da Teoria ecológica do desenvolvimento humano, realizando pesquisas sobre valores e desenvolvimento de identidade, competência social e pró socialidade, estudantes universitários, problemas psicológicos, agressividade, comportamentos delitivos, estresse, adoecimento crônico, competências profissionais genéricas, e percepção ambiental e de biodiversidade.É pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais (LISTA), e orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduaçao Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar. Tem experiência nas áreas de supervisão em Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico, e em Bioética. Participa do Grupo de trabalho 'Atendimento Psicológico em Serviços-escola de Psicologia e em outros Contextos', da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP). É presidente do Conselho Técnico do Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP- Santos). Coordena o Convênio da UNIFESP com a Universidade da Corunha. É líder do GP Diretório CNPq: Grupo 'Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano' (LADH). E-mail: [email protected]

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

de Araújo, F. R., Oliveira, M. R. S. de, & Oliveira-Monteiro, N. R. de. (2021). Envolvimento acadêmico, funcionamento adaptativo, problemas internalizantes e problemas externalizantes em universitários. Psicologia Argumento, 39(104), 222–245. https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.104.AO02

Edição

Seção

Artigos