Jezabel Desvelada, Violência, Poder e Silenciamento na Construção de uma Inimiga Bíblica:
Uma análise crítica das estratégias narrativas que moldam a memória de Jezabel como figura subversiva e ameaçadora.
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.003.AO05Resumo
O artigo investiga a construção narrativa e simbólica da figura de Jezabel nos textos bíblicos, especialmente em 1 e 2 Reis, à luz da crítica feminista e dos estudos de memória cultural. Analisa como a personagem foi moldada como inimiga arquetípica, associada à idolatria, à sedução e à violência, revelando processos de silenciamento, demonização e apagamento de mulheres em contextos patriarcais. A pesquisa evidencia que a representação de Jezabel serve não apenas a interesses teológicos, mas também políticos e ideológicos, perpetuando estigmas que ecoam na tradição religiosa e cultural ocidental.
Downloads
Métricas
Referências
ARTUSO, Vicente; DIETRICH, Luiz J.; NUNES, Marcus V. “Jeroboão I e os reis de Israel: uma análise dos pressupostos epistemológicos da história deuteronomista.” Revista de Ciências: Interações. Belo Horizonte v.15 n.2 (2020): 410–429. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/19622/17342. Acesso em 30 de outubro de 2025.
BALDWIN, John T. Gender and Violence in Biblical Law. Grand Rapids: Academic Press, 2013.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2006.
BRENNER, Athalya (Ed.). A Feminist Companion to Samuel and Kings. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1994.
DAY, John. Yahweh and the Gods and Goddesses of Canaan. New York: Sheffield Academic Press, 2000.
DUBE, Musa W. Postcolonial Feminist Interpretation of the Bible. St. Louis: Chalice Press, 2000.
EXUM, J. Cheryl. Fragmented Women: Feminist (Sub)Versions of Biblical Narratives. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1993.
FISKE, Alan Page. Structures of Social Life: The Four Elementary Forms of Human Relations. New York: Free Press, 1991.
KIBUUKA, Brian. (Re)Narrativas de uma Jezabel proscrita: Da crítica ao culto a Ášërâ e Bä‘al às resistências judaicas no Egito ptolomaico. In: ROSSI, Luiz Alexandre Solano. Asherá: A Deusa de Israel. São Paulo: Fonte Editorial, 2020, p. 139-156.
NATEL, Angela. De Asherah a Lo-Ruchamah: As violências das monoculturas na supressão do feminino no espaço sagrado, em perspectiva feminista decolonial. – São Leopoldo, RS: Oikos, 2025.
PIPPIN, Tina. A Feminist Companion to Samuel and Kings. In: BRENNER, Athalya (Org.). Feminist Companion to the Bible. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1994. p. 196-206.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
STEPHANSON, Anders. Manifest Destiny: American expansionism and the empire of right. New York: Hil and Wang, 1996.
TRIBLE, Phyllis. Texts of Terror: Literary-Feminist Readings of Biblical Narratives. Fortress Press, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.

