Ecologia Integral sob a ótica da Bioética Crítica

aportes do Xamanismo e Dzogchen do Bön Tibetano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO02

Palavras-chave:

Ecologia Integral, Bioética, Estudos Decolonais, Teoria Crítica, Transdisciplinaridade

Resumo

O artigo apresenta a Ecologia Integral como um campo transdisciplinar que articula diferentes saberes e experiências, orientando compreensões e respostas às crises socioambientais que ameaçam a Casa Comum. A partir de uma fundamentação decolonial da Bioética Crítica, discute o aspecto espiritual da Ecologia Integral, com ênfase na valorização de cosmovisões de povos historicamente subalternizados por uma “Grande Nebulosa” geradora de conflitos sociais e ambientais. Para tanto, propõe aproximações com a tradição indígena e budista do Bön Tibetano, especialmente com seus ensinamentos práticos relacionados ao Xamanismo e à visão mística do Dzogchen. Conclui que tal aproximação permite à Ecologia Integral superar os riscos da imposição do “Um” universalizado pela racionalidade moderna-colonial, ao mesmo tempo em que viabiliza a composição de Contra-nebulosas formadas por diferenças, singularidades e pluralidades que compartilham universais decoloniais concretos — o que inclui, em um sentido negativo, o sofrimento universal causado pela própria colonialidade e, em um sentido positivo, a experiência Comum do próprio viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Rocha da Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética e do cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre e Doutor em Bioética com concentração em Saúde Pública pela Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/PUCPR "Bioética, Saúde Pública Global e Direitos Humanos". Pesquisador do Observatório de Políticas Públicas Módulo Integração Regional da Universidade de Avellaneda, Argentina (UNDAV). Professor convidado do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique (UCM). Diretor da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB 2015-2017; 2017-atual). Membro fundador da Red Universitaria para la Integración Regional en Salud (RED UNIRSalud). Membro do Comitê Assessor para a Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da Unesco (REDBioética). Membro da Red Latinoaméricana y del Caribe de Educación en Bioética (REDLACEB). Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos Sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS/Fiocruz). Pós-doutorado concluído no Programa de Pós-graduação em Bioética da UnB.Especialista em Bioética pela Cátedra Unesco de Bioética (UnB/DF).

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

da Cunha, T. R. (2025). Ecologia Integral sob a ótica da Bioética Crítica: aportes do Xamanismo e Dzogchen do Bön Tibetano . Revista Pistis & Praxis, 17(2), 315–327. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO02