Pacto Educativo Global: um desafio envolvente que reivindica múltiplos atores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.DS03

Resumo

Ao depararmo-nos com a proposta apresentada pelo Papa Francisco sobre a urgência de um Pacto Educativo Global, a primeira questão que se evidencia consiste em entender que para se fazer um pacto é imprescindível que todos os atores envolvidos estejam de acordo. E, para tanto se sentam para decidirem e acertarem as variáveis a serem cumpridas em tal pacto. Contudo, nesta questão, se faz necessário entender que a via de acesso a tal nível de compreensão se faz no decorrer do processo, via instrução, compreensão e reflexões sobre as complexidades da proposição que se tem atualmente com pretensões de universalidade e que independe de confissões religiosas ou não, por se tratar de uma questão genuinamente antropológica. Do ponto de vista formal indagamos: como os múltiplos atores poderão contribuir para que seja possível ampliar o diapasão de entendimento deste desafio para avançarmos sempre mais? Se trata de uma pesquisa de revisão bibliográfica, cujos resultados esperados circunscrevem ao entendimento de que o Pacto Educativo Global alcançará rumos cada vez mais assertivos, na medida em que somarmos forças e envolvermos múltiplos atores no processo educativo, como traz o tom da proposta, de que para educar necessitamos do envolvimento de toda a aldeia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutorado em Filosofia (UFPR); Pós-doutorado em Educação (PUC-Campinas). Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Doutorando em Filosofia (UFPR). Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Bacharel em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Bacharel em Teologia, pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2007). Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Membro de diversas sociedades de pesquisa tais como: Sociedade Latinoamericana de Filosofia de lá Educación (ALFE). Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA). É Revisor de Periódicos científicos. Docente da Faculdade de Teologia da PUCSP com a função de coordenador na graduação. Tem pesquisado sobre Revelação Divina hoje a partir da Teologia da Revelação de Torres Queiruga. Pesquisa também sobre Os Desafios da Formação Humana Integral na perspectiva de Paul Ricoeur e Papa Francisco. É integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP.

Donizete José Xavier, PUC-SP

Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1993). Bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI (1996) e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (2002). Doutor em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Downloads

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Nobre, J. A., & José Xavier, D. (2024). Pacto Educativo Global: um desafio envolvente que reivindica múltiplos atores. Revista Pistis & Praxis, 16(2), 234–245. https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.DS03