O olhar bioético no contexto da insegurança alimentar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.DS07

Resumen

A progressiva crise econômica e a mitigação das políticas públicas contribuíram para o retorno do Brasil ao mapa da fome, do qual havia saído em 2014, acarretando insegurança alimentar nos grupos mais vulneráveis da sociedade. Este estudo buscou identificar as situações de vulnerabilidade às quais as famílias com insegurança alimentar estavam expostas em tempos de pandemia de covid-19. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir dos descritores “Food Insecurity” e “Vulnerability Analysis” e “Family” e “covid-19”. Foram incluídos 14 estudos publicados entre 2017 e 2022. As comunidades mais afetadas pela insegurança alimentar foram aquelas com baixa renda prévia, população negra, famílias que eram chefiadas por mulheres e que já apresentavam condições precárias de vida antes do início da pandemia. Os subgrupos mais afetados com insegurança alimentar eram aqueles em que a escolaridade da mãe era baixa, e produtores rurais, aqueles com família numerosa e baixo índice de renda familiar anterior à pandemia. Na perspectiva da bioética, a insegurança alimentar pode ser vista como uma questão ética preocupante, envolvendo princípios de justiça e dignidade e requer ação do Estado e da sociedade para mudar essa injusta realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Alves Paiva de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Orlene Veloso Dias, Universidade Estadual de Montes Claros

Universidade Estadual de Montes Claros - (Unimontes), Montes Claros, MG, Brasil. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Eva Gislane Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestra em Teologia e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pesquisadora com 2 PIBICs aprovados e submetidos. Palestrantes atuante nas Paróquias e Comunidades com temas contemporâneos e teológicos. Participante em Grupos de Pesquisa na Aérea de Bioética e Espiritualidade. Participante em Grupo de Pesquisa na Área de Direitos Humanos. Presidenta do Centro Acadêmico de Teologia PUCPR por 2 anos (2018 e 2019). Representante Discente do Conselho Universitário (CONSUN) pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) 2019/2020. Organizadora de eventos como Seminários, Colóquios, Retiros, Congressos dentro da Universidade atendendo suas demandas.

Carla Silvana de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialização em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da UFMG (1999), Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2013).Pós-doutorado pela Universidade Federal de Saõ Paulo. Atualmente é Professora do ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES. professora permanente do programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, Tem experiência na área de Enfermagem, professora do ensino superior FASA. atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do adulto, saúde do idoso, semiologia e semiotécnica da enfermagem e gestão de serviços de saúde.

Thiago Rocha da Cunha

Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética e do cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre e Doutor em Bioética com concentração em Saúde Pública pela Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/PUCPR "Bioética, Saúde Pública Global e Direitos Humanos". Pesquisador do Observatório de Políticas Públicas Módulo Integração Regional da Universidade de Avellaneda, Argentina (UNDAV). Professor convidado do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique (UCM). 

Publicado

2023-08-30

Cómo citar

Alves Paiva de Oliveira, P., Veloso Dias, O., Barbosa, E. G., de Oliveira e Silva, C. S., & Rocha da Cunha, T. (2023). O olhar bioético no contexto da insegurança alimentar. Revista Pistis & Praxis, 15(2), 245–256. https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.DS07