Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem está sendo analisada por outra revista (ou foi fornecida uma explicação nos Comentários ao Editor).
  • O arquivo de submissão deve estar no template de publicação disponibilizado pela revista, nos formatos OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos os URLs das referências.
  • O texto segue os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, que se encontra em Sobre a revista.
  • Se estiver enviando para uma seção revisada por pares da revista, as instruções em Garantia de uma revisão cega foram seguidas.
  • Ao fazer a submissão, o autor confirma ter feito a leitura integral das Políticas Editoriais da revista.
  • A pessoa autora, no momento da submissão, confirma ter lido as Diretrizes para autores.

Diretrizes para Autores

Sistema de submissão de manuscritos - Instruções aos autores

Condições para submissão:

Na submissão do manuscrito, devem ser considerados os critérios de normalização no arquivo disponíveis na página da Revista. Além disso, seus/suas autores/as devem:

  • estar devidamente cadastrado na plataforma da Revista, com informações atualizadas, sobretudo titulação e área de pesquisa;
    • Em nenhuma hipótese a equipe editorial será responsável pelo cadastramento de autores, avaliadores ou leitores, evitando, assim, que dados e arquivos sejam compartilhados por outros canais, atrasando o processo editorial e colocando a segurança das contas em risco; e
    • Em caso de dúvidas, sugere-se consulta ao manual de cadastro (ver onde será disponibilizado e fazer a devida referência); e
  • preencher todos os campos dos metadados da submissão.

Rejeição preliminar

 A Revista se reserva no direito de aceitar ou recusar qualquer manuscrito recebido durante todas as etapas do processo editorial. No entanto, serão rejeitados antes da avaliação quando:

  • Tratar de temática desalinhada com as prioridades da revista, de seu foco e escopo;
  • Tratar de temáticas já elaboradas sem elementos de novidade, originalidade, relevância ou inovação que justifiquem nova publicação sobre o assunto;
  • Não demonstrar profundidade teórica capaz de considerar diferentes perspectivas e mesmo argumentos contrários aos defendidos;
  • Não apresentar revisão bibliográfica consistente que, sempre que possível, teorias clássicas e contemporâneas, bem como autores nacionais e internacionais;
  • Apresentar excesso de citações;
  • Descumprir exigências de formatação; e
  • Apresentar erros de digitação, ortografia, gramática, clareza ou coesão.

 Tipos de documentos aceitos

 o documento do manuscrito deve ser submetido à Revista em formato (extensão doc. ou docx.); não serão aceitos arquivos em pdf.

  • o manuscrito deve se encaixar em um dos tipos de produção acadêmica aceitos:
    • artigos temáticos/de dossiês: trabalho acadêmico que apresenta resultados de uma pesquisa realizada, dentro de temática previamente definida, de acordo com um método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores e avaliado por pares quanto à precisão lógico-metodológica.
    • artigos científicos originais: trabalho acadêmico que também apresenta resultados de uma pesquisa realizada acordo com um método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores e avaliado por pares quanto à precisão lógico-metodológica, mas de temática livre; ou
    • resenhas: forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito.
    • traduções: traduções de trabalhos acadêmicos, capítulos de livros, desde que devidamente declarados, com a correção da quantidade de notas de rodapé do original, se houver. Traduções devem informar as referências do original e possui resumo e palavras-chave. 
  • artigos temáticos e artigos originais devem ter entre o mínimo 4 mil palavras e o máximo de 7 mil palavras (ou mínimo de 12 e máximo de 18 páginas) e 5 palavras-chaves (distintas das que foram empregadas no título);
  • resenhas não devem exceder o máximo de três (3) páginas.

Exigências de formatação

O manuscrito deve ser enviado no template de publicação disponível no site da revista, ou acessando este link.

  • são aceitas imagens no conteúdo dos materiais enviados, desde que apresentem nitidez e qualidade adequadas à publicação, sendo devidamente creditada;
  • todo conteúdo visual, além de legenda e fonte, deve apresentar descrição de acessibilidade;
  • idealmente, tabelas devem ser apresentadas em formato editável e não como imagens, sobretudo para facilitar marcação e leitura de conteúdo em softwares de acessibilidade;
  • é indispensável que o manuscrito seja submetido não apenas de acordo com o template, mas também devidamente anonimizado e sem comentários e/ou sugestões de alteração;
  • o número máximo de referências por manuscrito é 30; e
    • pelo menos 40% das referências devem ser referente à artigos publicados nos últimos 5 anos;
    • textos apresentados em idiomas estrangeiros devem estar devidamente traduzidos em notas de rodapé.

Normas bibliográficas

As submissões devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as normas da Revista, respeitando padrões de citação e referência:

  • as citações devem estar de acordo com o modelo autor-data, usando sobrenome e ano: Autor (ano) ou (Autor, ano); para dois ou mais autores: Autor e Autor (ano) ou (Autor; Autor, ano);
  • citações diretas devem fazer referência também às páginas consultadas (exemplo: Autor, ano, página);
    • Para citações indiretas, tal menção é opcional.
  • as referências devem apresentar os elementos mínimos estabelecidos;
  • devem estar alinhadas à esquerda, com espaçamento simples entrelinhas e fazer o emprego de itálico;
  • os links devem estar em formato acessível; e
  • Quando houver a utilização de textos em grego, hebraico ou qualquer outro alfabeto não latino, é de responsabilidade do autor utilizar fonte compatível com o documento, comunicar a fonte utilizar ou encaminhar à equipe editorial a citação em formato de imagem.

Modelo para formatação de citação

  • [Para citação direta curta]: até 40 palavras, apresentada entre aspas e no corpo do texto.
  • [Para citação direta longa]: mais de 40 palavras, apresentada sem aspas, com recuo de 4cm à esquerda e fonte 10.
  • [Para citação indireta]: paráfrase.

Modelo para formatação de referências

  • [Para livro] SOBRENOME, Nome. Título. X ed. Local: Editora, ano.
  • [Para capítulo de livro] AUTORIA DA PARTE DA OBRA. Título da parte. In: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título da obra. Edição. Local: Editora, ano. Número da página inicial-final da parte.
  • [Para tese/dissertação] SOBRENOME, Nome. Título. Ano de defesa. Número de folha(s) ou página(s). Tese, Dissertação, Monografia (Grau e Área) — Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano.
  • [Para artigo publicado em evento] SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento (se houver), ano de realização, Local da realização do evento. Título... (Anais, Resumos, Proceedings, entre outros). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número da página inicial-final da parte referenciada.
  • [Para artigo científico] SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, número da página inicial-final do artigo, ano/data. DOI:
  • [Para legislação] JURISDIÇÃO (país, estado ou município). Órgão judiciário competente (se houver). Título e número da legislação. Dados da fonte na qual foi publicado o documento.
  • [Para documentos papais, ex.:]

Diretrizes e critérios para avaliação de manuscritos

Todos os artigos estão sujeitos a revisão de avaliadores especialistas na temática dos textos, visando atender aos padrões de excelência acadêmica. Além disso:

  • as submissões serão consideradas por um editor e, umas vez aceitas em avaliação de rejeição preliminar, serão encaminhadas para peritos-avaliadores;
  • a avaliação por pares segue o modelo double blind peer review;
  • os editores coordenam as informações entre autores e avaliadores;
  • cabe ao editor, com base nas recomendações dos avaliadores, a decisão final sobre o manuscrito;
  • quando recusados, os artigos serão devolvidos com justificativa;
  • uma vez aceitos, serão encaminhados para o processo de editoração;
  • textos reformulados podem ser reenviados, quando for o caso;
  • os resultados serão expressos em:
    • Aceito; Aceito com reformulações; ou Não aceito; e
  • Os critérios de avaliação devem observar:
    • relevância do manuscrito para a Teologia e para a Revista;
    • consistência teórico-conceitual;
    • articulação entre objetivos e considerações;
    • fundamentação metodológica;
    • rigor de análise e conclusão de dados;
    • bibliografia pertinente e atualizada;
    • originalidade da contribuição; e
    • formatação de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Diretrizes e responsabilidades do autor sobre manuscrito submetido

Para submissão, o autor deve:

  • responsabilizar-se integralmente pelo conteúdo submetido/veiculado;
  • possuir o título de doutor/a ou mestre/a.
    • Serão aceitas submissões de graduados, especialistas e mestrandos quando em coautoria com pesquisador que satisfaça a exigência mínima de titulação;
  • serão aceitas submissões de manuscritos de até 4 autores/coautores;
    • Todos devem estar identificados no formulário de submissão de acordo com sua contribuição individual, que devem, no mínimo, (a) ter participado ativamente na discussão dos resultados; e (b) na revisão e aprovação da versão final do manuscrito. O periódico adota a Taxonomia CRediT para representar a informação sobre a contribuição individual dos/as autores/as;
  • serão aceitos artigos nos idiomas português, inglês e espanhol;
    • dar-se-á preferência para manuscritos em línguas estrangeiras; e
    • o editor-chefe se reserva no direito de sugerir/solicitar a tradução do artigo para publicação;
  • possuir ORCID e informá-lo ao se registrar;
  • alinhar o manuscrito com os princípios, políticas, escopo e missão do periódico;
  • aceitar a Política de Direito Autoral da Revista: os Direitos Autorias do manuscrito publicado ficam com o Autor e o periódico mantém o direito de primeira publicação;
  • participar da Revisão e Aprovação final do trabalho antes de sua publicação definitiva; e
  • seguir rigorosamente a padronização das referências disponíveis na página da Revista (template) e referências bibliográficas (ABNT-NBR 10520-2023); e
  • tendo o manuscrito aprovado, preencher os dados solicitados na etapa editorial denominada de Dados de contato.

Diretrizes de ética em pesquisa

  • pesquisas teóricas devem estar de acordo com a Resolução CNS nº 510/2016, que versa sobre a ética em pesquisa nas ciências humanas e sociais e/ou em estudos onde não houve aplicação de procedimentos metodológicos envolvendo – diretamente – seres humanos ou animais;
  • pesquisas envolvendo seres humanos devem ser previamente submetidas, apreciadas e aprovadas por um Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) credenciado a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e inscrito no sistema CEP/CONEP, além de apresentar o número do parecer correspondente; e
  • pesquisas envolvendo animais devem ser previamente submetidas, apreciadas e aprovadas por um Conselho de Ética no Uso de Animais (CEUA) credenciado ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONSEA), além de apresentar o número do parecer correspondente.

Direitos e responsabilidades do autor sobre o artigo publicado

  • os autores são responsáveis pelo conteúdo publicado, devendo participar ativamente dos processos de avaliação;
  • os autores são responsáveis pela condução, validação e apresentação de resultados em todas as etapas de investigação científica;
  • os autores devem notificar a revista de possíveis conflitos de interesses;
  • os autores se responsabilizam por opiniões emitias; e
  • os autores atestam, no momento da submissão, que todas as informações apresentadas são verídicas e baseadas em pesquisa de razoável exatidão.

Política de Privacidade

Todos os dados fornecidos pelos autores a esta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.