Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem está sendo analisada por outra revista (ou foi fornecida uma explicação nos Comentários ao Editor).
  • O arquivo de submissão está em formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos os URLs das referências.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico, em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); e todas as ilustrações, figuras e tabelas são colocadas dentro do texto nos pontos apropriados, em vez de no final.
  • O texto segue os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, que se encontra em Sobre a revista.
  • Se estiver enviando para uma seção revisada por pares da revista, as instruções em Garantia de uma revisão cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos à avaliação simultânea em outros periódicos.
Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.
Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da Revista e para avaliação por pares externos à Instituição (double blind peer review). 

Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, espanhol ou francês e o resumo deve ser apresentado na língua original do texto com a tradução para o inglês.
Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa.
Deverão constar nos trabalhos: nome dos autores, titulação, filiação institucional, e-mail; endereço completo (não divulgado na publicação do artigo) para encaminhamento de correspondência pela Comissão Editorial. O preparo e encaminhamento com anonimato para avaliação é feito pelo Editor e pela Comissão Editorial.


Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade e a critério da Comissão Editorial.

Os artigos recebidos são encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação pelos pares (double blind peer review). Os editores coordenam as informações entre os autores e revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores. Quando recusados, os artigos são devolvidos com a justificativa do editor. Caso aceitos, os textos passam pela revisão, editoração e publicação. Os textos reformulados podem ser reenviados, quando for o caso.

Os resultados são expressos como: Aceito; Aceito com reformulações; Não aceito.
São observados os seguintes critérios na avaliação:
- relevância para a Revista Pistis & Praxis e para a área de Teologia;
- consistência e rigor teórico conceitual;
- articulação entre objetivo,
- fundamentação teórico-metodológica, análise e conclusão de dados;
- bibliografia pertinente e atualizada;
- originalidade e contribuições para a área; correção de linguagem e respeito às normas técnicas - ABNT. 

Para publicação dos textos, os autores deverão encaminhar, após a aprovação do trabalho, Carta de Cessão de Direitos Autorais e Conflito de Interesses que se encontra disponível no processo de submissão online da Editora Champagnat.
Será solicitada ao(s) autor(es) a tradução para a língua inglesa de alguns textos aceitos a critério do Editor.

A formatação dos arquivos deve ser feita conforme template disponível no site. O arquivo será devolvido ao autor caso não esteja nas especificações do template.

Modelo para formatação das referências:

[Para livro] SOBRENOME, N. Título. X ed. Local: Editora, ano.

[Para capítulo de livro] AUTORIA DA PARTE DA OBRA. Título da parte. In: AUTORIA DA OBRA. Título da obra. Edição. Local: Editora, ano. Número da página inicial-final da parte.

[Para tese/dissertação] AUTORIA. Título. Ano de defesa. Número de folha(s) ou página(s). Tese, Dissertação, Monografia (Grau e Área) — Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano.

[Para artigo publicado em evento] AUTORIA. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento (se houver), ano de realização, Local da realização do evento. Título... (Anais, Resumos, Proceedings, entre outros). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número da página inicial-final da parte referenciada.

[Para artigo científico] AUTORIA DO ARTIGO. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, número da página inicial-final do artigo, ano/data.

[Para legislação] JURISDIÇÃO (país, estado ou município). Órgão judiciário competente (se houver). Título e número da legislação. Dados da fonte na qual foi publicado o documento.

[Para documentos papais, ex.:] PAULO VI [PAOLO VI]. Lettera Apostolica (Motu Proprio) Ecclesiae Sanctae. 6 agostos 1966. Vengono promulgate norme per l'applicazione di alcuni Decreti del Concilio Vaticano II. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1966.

 

Sobre o modelo das citações: deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Autor (ano) ou (AUTOR, ano); para dois autores: Autor e Autor (ano) ou (AUTOR; AUTOR, ano). 

Para citações longas (mais de 40 palavras) utilizar o modelo do template (citação recuada).


Cabe aos autores declarar respeito às normas de ética de pesquisa com seres humanos conforme normas em vigor. A declaração deverá ser expressa por ocasião da submissão do artigo em campo específico incluído na plataforma de submissão.
É importante que, durante a execução do trabalho, o autor consulte a página da revista on-line (https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/issue/view/2025) e verifique a apresentação dos artigos publicados, adotando o mesmo formato. É igualmente relevante que o autor revise cuidadosamente o trabal

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