FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO EM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Remí Klein

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6113

Palabras clave:

Ensino Religioso, Legislação, Formação docente, Metodologia, Práxis educativa.

Resumen

O texto visa a socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente.Parte do pressuposto da importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Pedagogia, visto que, pela legislação vigente em nível nacional e estadual (RS), não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na referida disciplina pedagógica em cursos de licenciatura em Pedagogia em instituições de ensino superior na região metropolitana de Porto Alegre.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: ARS Poética, 1995a.

ALVES, R. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: ARS Poética, 1995b.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 4. ed. Campinas: Papirus, 1995.

BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

DELORS, J. et al. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC; Unesco, 1998.

DINORAH, M. Panela no fogo, barriga vazia. São Paulo: L&PM, 1986.

FOWLER, J. Estágios da fé. São Leopoldo: Sinodal, 1992.

FOX, M. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1995.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Aprendendo com a própria história I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Aprendendo com a própria história II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GIERUS, R. CorpOralidade: história oral e corpo. In: STRÖHER, M. J. et al. (Org.). À flor da pele: ensaios sobre gênero e corporeidade. São Leopoldo: Sinodal; CEBI, 2004. p. 37-51.

KLEIN, R. Histórias em jogo: rememorando e ressignificando o processo educativo-religioso sob um olhar etnocartográfico. 2004. Tese (Doutorado em Religião e Educação) – Escola Superior de Teologia Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, São Leopoldo, 2004.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MEMORIAIS descritivo-analíticos da Atividade Acadêmica Sujeitos, Espaços e Tempos: Ensino Religioso do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Ed. Unisinos. São Leopoldo, RS, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2011.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TILLICH, P. Dinâmica da fé. São Leopoldo: Sinodal, 1974.

WEFFORT, M. F. et al. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. 2. ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

Publicado

2012-10-06

Cómo citar

Klein, R. (2012). FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO EM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Pistis & Praxis, 4(2), 561–573. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6113

Número

Sección

Artigos