FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO EM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6113Keywords:
Ensino Religioso, Legislação, Formação docente, Metodologia, Práxis educativa.Abstract
O texto visa a socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente.Parte do pressuposto da importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Pedagogia, visto que, pela legislação vigente em nível nacional e estadual (RS), não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na referida disciplina pedagógica em cursos de licenciatura em Pedagogia em instituições de ensino superior na região metropolitana de Porto Alegre.Downloads
References
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: ARS Poética, 1995a.
ALVES, R. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: ARS Poética, 1995b.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 4. ed. Campinas: Papirus, 1995.
BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.
DELORS, J. et al. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC; Unesco, 1998.
DINORAH, M. Panela no fogo, barriga vazia. São Paulo: L&PM, 1986.
FOWLER, J. Estágios da fé. São Leopoldo: Sinodal, 1992.
FOX, M. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1995.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Aprendendo com a própria história I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Aprendendo com a própria história II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GIERUS, R. CorpOralidade: história oral e corpo. In: STRÖHER, M. J. et al. (Org.). À flor da pele: ensaios sobre gênero e corporeidade. São Leopoldo: Sinodal; CEBI, 2004. p. 37-51.
KLEIN, R. Histórias em jogo: rememorando e ressignificando o processo educativo-religioso sob um olhar etnocartográfico. 2004. Tese (Doutorado em Religião e Educação) – Escola Superior de Teologia Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, São Leopoldo, 2004.
LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MEMORIAIS descritivo-analíticos da Atividade Acadêmica Sujeitos, Espaços e Tempos: Ensino Religioso do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Ed. Unisinos. São Leopoldo, RS, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2011.
ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
TILLICH, P. Dinâmica da fé. São Leopoldo: Sinodal, 1974.
WEFFORT, M. F. et al. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. 2. ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.