As concepções epistemológicas do Ensino Religioso: espaços de resistência ou de inovação?
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds07Palabras clave:
Epistemologia. Ensino Religioso. Currículo de Ensino Religioso.Resumen
A dimensão epistemológica é de fundamental importância para o estabelecimento dos rumos do Ensino Religioso e, por isso, indispensável para a organização do currículo dessa área de conhecimento. O artigo apresenta a questão epistemológica do Ensino Religioso desde a aprovação da versão modificada do art. 33 da LDB, de julho de 1997 até a presente data. O material consultado trata de artigos, inclusive os preparatórios do Fonaper que serviram de base para a organização inicial do Ensino Religioso no Brasil. Também são apresentados dados auferidos por meio de projetos de pesquisa realizados pela autora em anos anteriores. O artigo visa trazer dados que possam auxiliar na indicação dos rumos epistemológicos do Ensino Religioso nos anos da vigência do art. 33 e verificar que perspectivas se apresentam para o assunto. Abordam-se os primórdios da discussão epistemológica, a problemática da episteme no Ensino Religioso, os Sistemas de Ensino e o Ensino Religioso, focos epistemológicos de projetos de pesquisa e um olhar para estudos mais recentes.Descargas
Citas
ALVES, L. A. S.; JUNQUEIRA, S. A. A elaboração das concepções do Ensino Religioso no Brasil. In: JUNQUEIRA, S. A.; WAGNER, R. O Ensino Religioso no Brasil. 2. ed. revisada e atualizada. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 55-84.
BRANDENBURG, L. E. et al. Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005.
BRANDENBURG, L. E. Concepções epistemológicas no Ensino Religioso: desafios para a práxis. Estudos Teológicos, v. 46, n. 2, p. 45-59, 2006.
BRANDENBURG, L. E.; HACK, D. O Ensino Religioso nos Sistemas
Municipais de Ensino. 2008. Trabalho apresentado ao 7. Salão de Pesquisa da EST, Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
BRANDENBURG, L. E. et al. Ensino Religioso e Docência e(m) formação. São Leopoldo: Sinodal; EST, 2013.
BRASIL. Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 jul. 1997.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9475.htm>. Acesso em: 4 ago. 2014.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO – FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Ave-Maria, 1997.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO – FONAPER. Ensino Religioso e o conhecimento religioso. [Florianópolis]: Fonaper, [2000]. (Ensino Religioso: capacitação para um novo milênio – Caderno 3).
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.
ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PAULY, E. O dilema epistemológico do Ensino Religioso. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 172-182, set./dez 2004.
PASSOS, J. D. Epistemologia do Ensino Religioso: a inconveniência política de uma área de conhecimento. Ciberteologia: Revista de Teologia & Cultura, v. 7, n. 34, p. 108-124, 2011.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.
SCHOCK, M. L. Aportes epistemológicos para o Ensino Religioso na escola: um estudo analítico-propositivo. 2012. Tese (Doutorado em Teologia) — Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.