As concepções epistemológicas do Ensino Religioso: espaços de resistência ou de inovação?

Autores/as

  • Laude Erandi Brandenburg Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo, RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds07

Palabras clave:

Epistemologia. Ensino Religioso. Currículo de Ensino Religioso.

Resumen

A dimensão epistemológica é de fundamental importância para o estabelecimento dos rumos do Ensino Religioso e, por isso, indispensável para a organização do currículo dessa área de conhecimento. O artigo apresenta a questão epistemológica do Ensino Religioso desde a aprovação da versão modificada do art. 33 da LDB, de julho de 1997 até a presente data. O material consultado trata de artigos, inclusive os preparatórios do Fonaper que serviram de base para a organização inicial do Ensino Religioso no Brasil. Também são apresentados dados auferidos por meio de projetos de pesquisa realizados pela autora em anos anteriores. O artigo visa trazer dados que possam auxiliar na indicação dos rumos epistemológicos do Ensino Religioso nos anos da vigência do art. 33 e verificar que perspectivas se apresentam para o assunto. Abordam-se os primórdios da discussão epistemológica, a problemática da episteme no Ensino Religioso, os Sistemas de Ensino e o Ensino Religioso, focos epistemológicos de projetos de pesquisa e um olhar para estudos mais recentes.

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Publicado

2014-09-13

Cómo citar

Brandenburg, L. E. (2014). As concepções epistemológicas do Ensino Religioso: espaços de resistência ou de inovação?. Revista Pistis & Praxis, 6(2), 521–536. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds07