Ciências da Religião e o Ensino Religioso na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds01Palabras clave:
Ensino Religioso, Amazônia, Educação, Ciências da Religião, AbstractResumen
O presente estudo, de orientação bibliográfica, pesquisa teses, dissertações, artigos, legislações e documentos oficiais com a intenção de apresentar alguns aspectos que traduzem a organização pedagógica do Ensino Religioso na Amazônia brasileira, a partir da nova concepção dada à disciplina com a alteração do art. 33, da LDBEN/1996, por meio da Lei n. 9.475/1997. Para isso, recorre-se à visita em websites das secretarias estaduais e municipais de Educação, dos CEEs e CMEs, assim como das instituições e grupos de pesquisas envolvidos com a disciplina para localizar parte dessas produções e documentos. Diante dos dados e das informações encontrados podemos perceber que o Ensino Religioso possui certo status como área de conhecimento, organizado a partir dos sistemas de ensino e de sua área própria, as Ciências da Religião,assumida como referencial para a formação de professores e modelo para a prática pedagógica, presente nas propostas curriculares localizadas e nos editais dos concursos públicos na Região Norte.Descargas
Citas
BOEING, J. Amazônia, encanto e desencanto. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, v. 11, n. 44, p 14-18, out. 2006.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jul. 1997. p. 15824 BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB n. 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 1998.
Seção 1, p. 31. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jul. 2010. Seção 1, p. 824.
CARON, L. Políticas e práticas curriculares: formação de professores de ensino religioso. 2007. 354 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
CUSTÓDIO, E. S. Formação de professores de ensino religioso no Amapá. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO, 12., 2012, Manaus. Anais... Florianópolis: Fonaper, 2012. p. 420-429.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO – FONAPER. Parâmetros curriculares nacionais ensino religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. JUNQUEIRA, S. R. A. Formação docente no ensino religioso: espaço da profissionalização. 2010. 104 f. Tese (Pós-doutorado em Ciências da Religião) — Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
JUNQUEIRA, S. R. A. Formação de professores para o ensino religioso: construção de uma identidade. 164 f. Tese (Livre docência em Ciências da Religião)
— Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
JUNQUEIRA, S. R. A. (Coord.). Mapa da produção científica do ensino religioso: no período de 1995 a 2010. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. 430 f. Relatório de Pesquisa do GPER da PUCPR.
JUNQUEIRA, S. R. A. História, legislação e fundamentos do Ensino
Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008.
JUNQUEIRA, S. R. A; FRACARO, E. História da formação do professor de ensino religioso no contexto brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS
RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES, 3., 2010, Florianópolis. Anais... Maringá:
Revista Brasileira de História das Religiões, 2011. Disponível em: <http://www.dhi. uem.br/gtreligiao/pdf8/ST1/013%20 %20Sergio%20Rogerio%20Azevedo%20 Junqueira%20e%20Edile%20Maria%20Fracaro.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2013.
JUNQUEIRA, S. R. A.; CÔRREA, R. L. T.; HOLANDA, A. M. R. Aspectos legislativos do Ensino Religioso. Revista Religião & Cultura, v. 6, n. 11, jan./jun. 2007.
OLIVEIRA, L. B. Formação de docentes para o Ensino Religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero. São Leopoldo: EST/
IEPG, 2003.
OLIVEIRA, L. B. et al. Ensino Religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
PASSOS, J. D. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.
SANTOS, R. O. O ensino religioso e a educação para a morte. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: MOBILIDADE RELIGIOSA, LINGUAGENS, JUVENTUDE E POLÍTICA, 25., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: PUC Minas, 2012. p. 486-504.
SENA, L. (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.
SILVA, M. E. A. da; SOARES, A. M. L. Formação docente e o Ensino Religioso: resultado preliminar de levantamento sobre teses e dissertações no Brasil. Revista
Pistis & Praxis: Teologia Pastoral, v. 2, n. 2, p. 361-381, jul./dez. 2010.
SOARES, A. M. L. Religião & educação: da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.