Ciências da Religião e o Ensino Religioso na Amazônia

Autores/as

  • Cezar Luís Seibt Doutor em Filosofia, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED), Belém, PA – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds01

Palabras clave:

Ensino Religioso, Amazônia, Educação, Ciências da Religião, Abstract

Resumen

O presente estudo, de orientação bibliográfica, pesquisa teses, dissertações, artigos, legislações e documentos oficiais com a intenção de apresentar alguns aspectos que traduzem a organização pedagógica do Ensino Religioso na Amazônia brasileira, a partir da nova concepção dada à disciplina com a alteração do art. 33, da LDBEN/1996, por meio da Lei n. 9.475/1997. Para isso, recorre-se à visita em websites das secretarias estaduais e municipais de Educação, dos CEEs e CMEs, assim como das instituições e grupos de pesquisas envolvidos com a disciplina para localizar parte dessas produções e documentos. Diante dos dados e das informações encontrados podemos perceber que o Ensino Religioso possui certo status como área de conhecimento, organizado a partir dos sistemas de ensino e de sua área própria, as Ciências da Religião,assumida como referencial para a formação de professores e modelo para a prática pedagógica, presente nas propostas curriculares localizadas e nos editais dos concursos públicos na Região Norte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOEING, J. Amazônia, encanto e desencanto. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, v. 11, n. 44, p 14-18, out. 2006.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jul. 1997. p. 15824 BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB n. 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 1998.

Seção 1, p. 31. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jul. 2010. Seção 1, p. 824.

CARON, L. Políticas e práticas curriculares: formação de professores de ensino religioso. 2007. 354 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

CUSTÓDIO, E. S. Formação de professores de ensino religioso no Amapá. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO, 12., 2012, Manaus. Anais... Florianópolis: Fonaper, 2012. p. 420-429.

FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO – FONAPER. Parâmetros curriculares nacionais ensino religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. JUNQUEIRA, S. R. A. Formação docente no ensino religioso: espaço da profissionalização. 2010. 104 f. Tese (Pós-doutorado em Ciências da Religião) — Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

JUNQUEIRA, S. R. A. Formação de professores para o ensino religioso: construção de uma identidade. 164 f. Tese (Livre docência em Ciências da Religião)

— Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade

Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

JUNQUEIRA, S. R. A. (Coord.). Mapa da produção científica do ensino religioso: no período de 1995 a 2010. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. 430 f. Relatório de Pesquisa do GPER da PUCPR.

JUNQUEIRA, S. R. A. História, legislação e fundamentos do Ensino

Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008.

JUNQUEIRA, S. R. A; FRACARO, E. História da formação do professor de ensino religioso no contexto brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS

RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES, 3., 2010, Florianópolis. Anais... Maringá:

Revista Brasileira de História das Religiões, 2011. Disponível em: <http://www.dhi. uem.br/gtreligiao/pdf8/ST1/013%20 %20Sergio%20Rogerio%20Azevedo%20 Junqueira%20e%20Edile%20Maria%20Fracaro.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2013.

JUNQUEIRA, S. R. A.; CÔRREA, R. L. T.; HOLANDA, A. M. R. Aspectos legislativos do Ensino Religioso. Revista Religião & Cultura, v. 6, n. 11, jan./jun. 2007.

OLIVEIRA, L. B. Formação de docentes para o Ensino Religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero. São Leopoldo: EST/

IEPG, 2003.

OLIVEIRA, L. B. et al. Ensino Religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

PASSOS, J. D. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.

SANTOS, R. O. O ensino religioso e a educação para a morte. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: MOBILIDADE RELIGIOSA, LINGUAGENS, JUVENTUDE E POLÍTICA, 25., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: PUC Minas, 2012. p. 486-504.

SENA, L. (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.

SILVA, M. E. A. da; SOARES, A. M. L. Formação docente e o Ensino Religioso: resultado preliminar de levantamento sobre teses e dissertações no Brasil. Revista

Pistis & Praxis: Teologia Pastoral, v. 2, n. 2, p. 361-381, jul./dez. 2010.

SOARES, A. M. L. Religião & educação: da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.

Publicado

2014-09-13

Cómo citar

Seibt, C. L. (2014). Ciências da Religião e o Ensino Religioso na Amazônia. Revista Pistis & Praxis, 6(2), 373–397. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds01