O Espírito Santo na cultura visual religiosa moderna: símbolos e linguagens pneumatográficos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.001.DS06

Resumen

Este artigo descreve, analisa e interpreta símbolos e linguagens visuais modernos da iconografia do Espírito Santo ou pneumatografia. Os objetos da pesquisa são pinturas com motivos da Trindade e de Pentecostes com os elementos simbólicos da pomba e das chamas como um cartaz da Renovação Carismática Católica e a arte do Sexto Congresso Internacional de Teologia do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Curitiba. Em conversa com o método iconológico de Erwin Panofsky e com consideração de aspectos de composição modernos como da perspectiva e do emblema, apresentam-se linguagens pneumatográficas do período da modernidade. Conclua-se que, nesse período, que inicia com a época da Renascença e termina com a modernidade tardia, ocorrem tanto reafirmações como releituras do cânon pneumatográfico anterior, em grande parte medieval, parcialmente, da Antiguidade. Elas passam, em termos gerais, pela estabilidade de motivos, elementos e gestos, ao lado da alteração de composições e de olhares retratados e sugeridos.

Descargas

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em teologia - Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987 / convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo [Umesp] em 2001) e curso de hebraico - Kirchliche Hochschule Wuppertal (RFA, 1984). Doctor of Ministry - Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2003). Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), na qualificação transformado em doutorado direto (2004), Doutorado em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2006). Estágio de Pós-doutoramento em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] (BRA, 2012). Inciou um Estágio de Pós-doutoramento em História da Arte - Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] em 2019.  É professor associado da Universidade Metodista de São Paulo, do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religão e da Faculudade de Teologia (Graduação), coordenador da Editeo (Editora da FaTeo / Umesp), editor da revista científica Caminhando (impressa e on-line; FaTeo / Umesp, Qualis B2) e secretário do Centro de Estudos Wesleyanos (FaTeo / Umesp). Na Universidade é integrante da Comissão de Ética e da Comissão de Publicações. Tem experiência na área da Teologia e Ciências de Religião e concentra sua pesquisa nas linguagens da religião e suas expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais e éticas.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Renders, H. (2025). O Espírito Santo na cultura visual religiosa moderna: símbolos e linguagens pneumatográficos. Revista Pistis & Praxis, 17(1), 91–109. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.001.DS06