Por uma esperança enfraquecida: um diálogo (im)possível entre Gianni Vattimo e Rubem Alves

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.001.AO01

Resumen

O tema da esperança é central no cristianismo, bem como na maior parte das religiões mundiais. Entretanto, muitas vezes a esperança é entendida como uma ideia abstrata, extramundana e metafísica. Respondendo a esse problema, o presente artigo traça um diálogo entre Rubem Alves e Gianni Vattimo a fim de propor um conceito de esperança enfraquecida, compreendendo que a esperança não depende da violência da metafísica, mas surge a partir de experiências concretas de corpos oprimidos por lógicas totalitárias de exploração. Para isso, partimos de uma comparação entre a “lógica do dinossauro” e o pensamento enfraquecido, passamos por uma investigação acerca do lugar do cristianismo no pensamento de Alves e Vattimo e, por fim, propomos uma leitura acerca da interpretação do porvir como esperança enfraquecida.

Descargas

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Danilo Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor e mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com pesquisa de pós-doutorado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Filosofia e Teologia. 

Felipe de Queiroz Souto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Ciência da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora com financiamento da CAPES, mestre em Ciências da Religião e bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Mendes, D., & Souto, F. de Q. (2025). Por uma esperança enfraquecida: um diálogo (im)possível entre Gianni Vattimo e Rubem Alves. Revista Pistis & Praxis, 17(1), 178–190. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.001.AO01