O arquétipo da trindade e o encontro com o Si-mesmo

uma interpretação à luz da psicologia analítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO05

Palabras clave:

Psicologia Analítica, Arquétipo, Trindade, Si-mesmo

Resumen

A primazia da razão pelo ser humano isola-o e limita-o em sua história, do nascimento à morte. A psicologia analítica se apresenta como uma reação contra a racionalização exagerada da consciência, que acarreta os sentimentos de existência aleatória e falta de sentido. Uma característica da consciência é discriminar e diferenciar sujeito e objeto, discriminação que ocorre tanto na vida concreta quanto no mundo interno. Esse outro interno, o qual chamaremos de arquétipo, quer ser reconhecido e conscientizado. O encontro do ego com o si-mesmo, estudado pela psicologia analítica de Carl Gustav Jung, apresenta-se como um paralelo da experiência do numinoso, muito presente nos estudos de religião, tema que possui grande relevância na psicologia de Jung. Dividiu-se a apresentação deste estudo em três tópicos; em primeiro lugar, é feita uma reflexão sobre o conceito de arquétipo a partir de Jung; em seguida, é estudada a interpretação psicológica de orientação analítica do arquétipo da Trindade e, finalmente, discute-se as possibilidades de encontro do ego com o si-mesmo. A importância do processo de conscientização do inconsciente é tal, que pode ser considerado como uma condição da possibilidade de encontro com o sentido da vida. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eliza Silva Dias, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Psicóloga clínica e bacharel em Psicologia (Uniderp), pós-graduada nos cursos de Imaginação ativa e A formação da personalidade em Carl Gustav Jung, ambos pelo Ichthys Instituto de Psicologia Analítica e Religião. Mestranda em Ciências da Religião (PUC Campinas).

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutor em Teologia pela PUG (Roma, Itália), Pós-doutor em Filosofia pela EU (Évora, Portugal), Pós-doutor em Teologia pela FAJE (Belo Horizonte, Brasil). É docente-pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e docente dos cursos de graduação em Filosofia e em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas, SP, Brasil).

Publicado

2025-08-27

Cómo citar

Dias, E. S., & Gonçalves, P. S. L. (2025). O arquétipo da trindade e o encontro com o Si-mesmo: uma interpretação à luz da psicologia analítica. Revista Pistis & Praxis, 17(2), 354–361. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.AO05