Pacto Educativo Global e os desafios da Inteligência Artificial e da Ecologia Integral na Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.DS01

Resumen

O presente artigo trata dos desafios atuais da educação, sobretudo diante do que se habituou a chamar de Inteligência Artificial, ou simplesmente I.A. Nem sempre a destreza em utilizar os meios digitais significa saber utilizá-los de forma correta e com sabedoria, por isso o desafio educacional caminha na direção de se educar para uma cultura da sabedoria digital, envolvendo mentes e corações no processo. Nos últimos anos a Igreja, através dos Papas, tem demonstrado uma abertura à revolução digital, pois tem sido um precioso instrumento de evangelização, no entanto, não deixam de chamar a atenção para o uso correto das redes. O artigo questiona se é correto chamar de inteligência artificial, será que existe uma “inteligência” artificial? Diante do uso indiscriminado da I.A. o grande desafio para os educadores hoje é: como continuar a ser totalmente humanos e não nos tornarmos também máquinas? Ao final, em vista das exigências do Pacto Educativo Global, dos desafios da Ecologia Integral e da COP 30, o texto apresenta algumas importantes e inovadoras tendências pedagógicas que atualmente influenciam profundamente a forma como a educação é ministrada e percebida. Estas tendências levam à necessidade de repensar e reinventar a educação no nosso tempo.

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Biografía del autor/a

Ezio Lorenzo Bono, Universidade Livre Maria Santíssima Assunta

Filósofo, Teólogo e Pedagogo. Doutor em Educação e pesquisador da Universidade Livre Maria Santíssima Assunta. É religioso-sacerdote da Congregação da Sagrada Família e atua junto ao Dicastério para a Cultura e Educação onde integra o comitê para o Pacto Educativo Global

Publicado

2024-08-27

Cómo citar

Bono, E. L. (2024). Pacto Educativo Global e os desafios da Inteligência Artificial e da Ecologia Integral na Educação. Revista Pistis & Praxis, 16(2), 208–220. https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.DS01