Comunicação, polêmicas e fake news

a revolução midiática nos séculos 15 e 16

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.001.DS04

Resumen

A invenção da impressão por tipos metálicos móveis por Johannes Gutenberg em meados do século 15 iniciou uma revolução midiática que daría origem a uma nova geração de “nativos da impressão”. Os reformadores, especialmente Martim Lutero, logo reconheceram o enrome potencial que esta nova tecnología tinha e utilizaram-na para propagar a Bíblia, mas também seus próprios escritos, fazendo de Lutero o autor individual mais impresso no século 16. Ele entendeu que isso era da vontade e feita do próprio Deus. Essa ampla divulgação foi um elemento decisivo para a sobrevivência e o sucesso da Reforma. Tal como a revolução digital mais recente produziu uma expansão gigantesca da comunicação, e com ela também de polêmicas e de fake news. No entanto, Lutero também organizou a reimpressão de oponentes – inclusive do Corão – para melhor efeito do argumento contra eles.

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Biografía del autor/a

Thomas Kaufmann, Universität Göttingen

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Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Kaufmann, T. (2024). Comunicação, polêmicas e fake news: a revolução midiática nos séculos 15 e 16. Revista Pistis & Praxis, 16(1), 54–67. https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.001.DS04