Narrativas sobre Ciência e Religião e seu impacto na formação em Psicologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.003.AO04

Resumen

Mesmo após décadas de pesquisas que desmistificam a narrativa de um conflito irremediável entre Ciência e Religião, tal discurso aparenta ter vida própria e segue se perpetuando. O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos dessa narrativa sobre a percepção de estudantes de Psicologia acerca das relações entre as duas esferas e descrever as repercussões de seu contato com a produção científica recente na área. Foram identificados sete elementos constituintes de seus relatos: reflexões e questionamentos acerca do lugar e papel da Ciência e/ou Psicologia em sua relação com a espiritualidade/religiosidade; reconhecimento de um preconceito da Ciência e/ou Psicologia para com a espiritualidade/religiosidade e alienação do tema; reconhecimento da produção científica em espiritualidade/religiosidade, sua importância e necessidade de diálogo com a Psicologia; desconstrução dos mitos sobre um conflito primordial entre Ciência e Religião; reconhecimento da presença do paradigma de conflito entre ambas; reconhecimento da presença, importância e influência da espiritualidade/religiosidade na população; e apontamentos divergentes. Esperamos que os resultados apresentados possam abrir caminhos para a construção de uma narrativa mais coerente com a realidade em que vivemos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Patrícia Egg-Serra, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Logoterapia pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl. Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná. Co-coordenadora da Comissão Especial de Psicologia Anomalística e da Religião, no CRP-PR. Integrante do LabFeno - Laboratório de Pesquisas em Fenomenologia da UFPR e do Instituto de Espiritualidade e Saúde. Colaboradora no Programa UFPR ConVida e no Projeto Você Importa (suporte à saúde mental durante a pandemia de Covid-19) entre 2020 e 2021. Experiência na área de gerenciamento de eventos. Técnica em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com experiência na área de programação visual e projetos de ambientação para eventos.

Adriano Furtado Holanda, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Psicologia (1987), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Pós-Doutorado em Psicologia (2003-2006, CNPQ/UnB) e Pós-Doutorado em Filosofia (2019, UFU). Professor Associado do Departamento de Psicologia, Orientador de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Educação na Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe das revistas Phenomenology, Humanities and Sciences, Editor Chefe por 15 anos da Revista da Abordagem Gestáltica; e Editor Associado da revista Interação em Psicologia (UFPR). Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR). Membro Colaborador do Círculo Latino Americano de Fenomenologia, Coordenador (2016-2020) e Vice-Coordenador (2020-2022) do Grupo de Trabalho Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Fenomenologia Husserliana, Psicoterapias, Abordagens Fenomenológicas e Existenciais, Psicologia da Religião, História da Psicologia e Pesquisa Fenomenológica, Psicologia Clínica, Processos de Saúde/Doença, Psicopatologia e Saúde Mental.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Egg-Serra, A. P. ., & Furtado Holanda, A. (2022). Narrativas sobre Ciência e Religião e seu impacto na formação em Psicologia . Revista Pistis & Praxis, 14(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.003.AO04