O Yahweh estrangeiro e o Yahweh ciumento

duas Divindades a partir dos textos antigos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.DS08

Resumen

A partir de pesquisas focadas na interdisciplinaridade e ressignificação construídas sob perspectivas decoloniais, este artigo se propõe a demonstrar, através da análise de uma sequência de trechos da Bíblica Hebraica à luz das recentes descobertas arqueológicas, como Yahweh era percebido na antiguidade por diversos grupos do Sudoeste Asiático, antes da instituição da monolatria na Judá pós exílica. Busca-se, assim, contribuir com os esforços para a desconstrução de leituras assimilacionistas que transferem características de diferentes Deuses e Deusas à figura de Yahweh na instituição da monolatria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Natel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda em Teologia.

Claudia Mayer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Inglês (Língua e Literaturas) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Inglês, na área de Estudos Linguísticos e Literários (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Estudos Literários e Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC na linha de pesquisa Intersecções Teóricas e Culurais sob a orientação da prof. Dra. Eliana de Souza Ávila.

Publicado

2022-09-05

Cómo citar

Natel, A., & Mayer, C. (2022). O Yahweh estrangeiro e o Yahweh ciumento: duas Divindades a partir dos textos antigos. Revista Pistis & Praxis, 14(2). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.DS08