“Manifestado na carne” (1Tm 3,16): considerações sobre a transmissão da mensagem cristã na Igreja primitiva

Autores/as

  • Sidney Damasio Machado Faculdades Claretianas

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.02.DS05

Palabras clave:

Epifania. Manifestação. Inculturação. Encarnação. 1Tm 3, 16.

Resumen

O tema da epifania/visão unifica a maior parte das expressões religiosas e filosóficas no mundo greco-romano do começo da nossa era. O uso da expressão “manifestado na carne” (“ἐφανερωθη ἐν σαρκί” (1Tm 3,16), nas Cartas Pastorais, é indicativo dos esforços do cristianismo primitivo para dialogar com a cultura e inculturar o conteúdo da fé cristã no ambiente helenista. Constatar o empenho por uma evangelização inculturada na Igreja primitiva se constitui como estímulo e provocação em vista de uma evangelização inculturada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidney Damasio Machado, Faculdades Claretianas

Doutor em teologia espiritual, diplomado em Bens Culturais da Igreja (arte sacra e história da arte cristã) pela PUGregoriana, Roma. Especialista em linguagem simbólica e arte cristã. Professor convidado do Pontifício Ateneo Santo Anselmo, Roma.

Citas

BANDINELLI, R. B. Roma. La fine dell’arte antica. Dal II secolo a.C. alla fine dell’Impero, Milano: Rizzoli, 2005.

BARSOTTI, D. Meditazione sull'Esodo, Cinisello Balsamo: San Paolo, 2008.

BERGANT, D.; KARRIS, R. J. Comentário Bíblico III. Evangelhos e Atos, Cartas e Apocalipse. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

BERNARD, C. A. Il Dio dei mistici. Le vie dell’interiorità, Cinisello Balsamo: San Paolo, 1996.

BORTOLINI, J. Como ler a Primeira Carta a Timóteo. Organizar a pastoral nos conflitos. São Paulo: Paulus, 2001.

BULTMAN, R.; LÜHRMANN, D. “φαίνω”, “φανερός”, “φανερόω”, “φανέρωσις”, “έπιφαίνω”, “έπιφανής”, “ὲπιφάνεια”. In: FRIEDERICH, G. Theological Dictionary of the New Testment. V. IX. Gran Rapids: Eerdmans Publishing Compay, 1974.

CANTALAMESSA, R. L’omelia “in S. Pascha” dello Pseudo-Ippolito di Roma: ricerche sulla teologia dell'Asia Minore nella seconda metà del II secolo. Milano: Vita e Pensiero, 1967.

DANIÉLOU, J. Les anges et leur mission d’après le Pères de l’Église. Paris: Chevetogne, 1951.

ELIADE, M. Tratado de história das religiões. Lisboa: Martin Fontes, 1970.

FABRIS, R. As cartas de Paulo III. Bíblica Loyola 6. São Paulo: Loyola, 1992.

FESTUGIÉRE, A. J. Contemplation et vie contemplative chez Platon. Paris: Vrin, 1936.

GOULDER, M. The Pastor’s wolves. Jewish Christian Visionaries behind the Pastoral Epistles. Novum Testamentum. Leiden, n. 38.3, p. 242-256, 1996.

GRABAR, A. Le origini dell’estetica medievale. Storia dell’arte 18. Milano: Jaca Book, 2011.

GRABAR, A. Martyrium. Recherches sur le culte des reliques et l’art chrétien antique. Paris: Collège de France, 1946.

HAM, C. The Christ hymn in 1 Timothy 3:16. Stone-Campbell Journal, Cincinnati, v. 3, n. 2, p. 209-228, 2000.

KÉLESSIDOU, A. La Kalliphanie du monde (l’épiphanie du beau) dans le Timée. Kernos, Liège, n. 9, p. 327-332, 1996.

KÜMMEL, W. G. Introdução ao Novo Testamento. 4ed. São Paulo: Paulus, 2009.

KELLY, J. N. D. I e II Timóteo e Tito. São Paulo: Vida Nova, 1983.

LEMARIÉ, J. “Epiphanie”. In: VILLER, M. – CAVALLERA, F. – GUIBERT, J. de, ed., Dictionnaire de spiritualité ascétique et mystique, doctrine et histoire, IV.I. Paris: Beaucheme, 1960. p. 863-870.

LEON-DUFOUR, X. Dizionario di teologia biblica, Bologna: Marietti, 1976.

MACLEOD, D. J. Christology in six lines: an exposition of 1 Timothy 3:16. Bibliotheca Sìacra, v. 159, n. 635, p. 334-348, 2002.

MARROU, H-I. Décadence romaine ou antiquité tardive? IIIe-VIe siècle. Paris: Seuil, 1977.

MARTIN, B. L. 1Timothy 3:16: a new perspective. The Evangelical Quarterly, n. 2, v. 85, p. 105-120, 2013.

MORAES, D. O logos em Fílon de Alexandria. A fronteira entre o pensamento grego eo pensamento cristão nas origens da teologia bíblica. Natal: EDUFRN, 2017.

MORENO MARTÍNEZ, J. L. La luz de los Padres. Temas patrísticos de actualidad eclesial. Toledo: Istituto Teológico Santo Idelfonso, 2005.

MUZJ, M. G. La aparencia como trans-parencia: uma situación existencial del homo poeticus. Revista Teología, Buenos Aires, n. LII. 116, p. 101-121, 2015.

MUZJ, M. G. Visione e presenza. Iconografia e teofania nel pensiero di Andrè Grabar. Milano: La Casa di Matriona, 1995.

NDOUMAÏ, P. Justin Martyr et le dialogue interreligieux contemporain. Laval théologique et philosophique, n. 66.3, p. 547-564, 2010.

PLATÃO. Diálogos. O banquete. Fedon. Sofista. Político. São Paulo: Victor Civita, 1972.

PLATÃO. Fedro, ou da beleza. Lisboa: Guimarães, 2000.

PERELMAN, C. Retóricas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

RAHNER, H. Miti greci nell’interpretazione Cristiana, Bologna: Il Mulino, 1957.

REDALIÉ, Y. As epístolas pastorais (2 e 2 Timóteo; Tito). In: MARGUERAT, D. (org.), Novo Testamento. História, escritura e teologia. São Paulo, Loyola, 2009. p. 393-416.

RIES, J. Il Sacro nella storia religiosa dell’umanità. Milano: Jaca Book, 2012.

SANTOS, R. C. C. A helenização do cristianismo em clemente de Alexandria. 2006. 156p. Orientador: Jacyntho Lins Brandão. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) — Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2006.

SCHREINER, J.; DAUTZENGERG, G. Formas e exigências do Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1977.

VAN HOUWELINGEN, R. The meaning of ὲπιφάνεια in the Pastoral Epistles. Journal for the Study of Paul and His Letters, Pennsylvania, v. 9.1-2, p. 89-108, 2019.

ZANKER, P. Dal culto della “paideia” alla visione di Dio. In: ENSOLI, S. e LA ROCCA, E. (orgs.). Aurea Roma: dalla città pagana alla città cristiana. Catalogo della esposizione. Roma: L’Erma di Bretschneider, 2000. p. 407-412.

Publicado

2021-10-04

Cómo citar

Machado, S. D. (2021). “Manifestado na carne” (1Tm 3,16): considerações sobre a transmissão da mensagem cristã na Igreja primitiva. Revista Pistis & Praxis, 13(2). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.02.DS05