A preferência de Yahweh foi pelos detentores do poder (Esd 9-10) ou pelos humilhados (Rute)?: uma glosa que quis mudar tudo (Rt 4,17d-22)
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.002.AO03Palabras clave:
Rute, Esdras 9-10, povo da terra, repatriadosResumen
Nas poucas vezes em que apareceu o “ham ha’aretz” (povo da terra) em Esdras, houve uma autodenúncia dos elaboradores da redação final: eles desprezaram os estrangeiros, as mulheres e seus filhinhos. Os israelitas/hebreus que não foram exilados, por quase cem anos, conviveram com estrangeiros e tiveram abertura de gênero para os povos dos arredores. Com o apoio financeiro e político da Pérsia (Esd 7,18-25), os repatriados (Golah) deram o “golpe” no ham ha’aretz. Chegaram com o projeto de reconstruir o Templo, de redefinir a religião baseada na “pureza” e reelaborar as diretrizes para o novo povo, agora chamado de povo “judeu”. O/a leitor/a atento, hoje, tem lido esses vários textos com “suspeição” e, nessa desconfiança tem procurado a voz dos silenciados, a vez dos desaparecidos do sistema e o “espaço” conseguido pelos pobres e marginalizados. O livro de Rute será lido em total contraposição a Esdras (Esd 9-10). Com essa leitura se aprofundará o encontro com Yahweh, o Deus que está do lado dos pobres e desprezados. É preciso olhar, ainda, com suspeição a glosa em Rute (Rt 4,17d-22): acréscimo do poder para manipular todo o texto e toda a história libertadora.Descargas
Citas
ALVAREZ-VERDES. El método sociológico en la investigación bíblica actual. St. Mor, n. 27, p. 5-41, 1989.
CAMPBELL, E. F. Ruth. A New Translation with Introduction, Notes and Commentary. New York: Doubleday, 1975. (Anchor Bible Commentary, 7).
COSTA, S; SANTOS, N. Positivismo e República: concepções e formação do Estado brasileiro. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.
SILVA, A. J da. Estudos Bíblicos, 98. Petrópolis: Vozes, p. 107-120, 2008.
FLANAGAN, J. W. Chiefs in Israel. The Journal for the Study of the Old Testament, v. 20, p. 47–73, 1981.
FERNANDES, F. A Natureza Sociológica da Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1980.
FERREIRA, J A. Paulo, Jesus e os Marginalizados: Leitura Conflitual do Novo Testamento. Goiânia: Ed. da PUCGoiás, 2011.
FERREIRA, J. A.; MARQUES, M. de S. Rute: como permitiram a sua presença na Bíblia? Interações. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, v. 14, n. 25, p. 169-185, 2019.
IANNI, O. Florestan Fernandes: Sociologia Crítica e Militante. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
JOHNSON, M. D. The Purpose of the Biblical Genealogies with a Special Reference to the Setting of the Genealogies of Jesus. Cambridge: University Press, 1998. (Studiorum Novi Testamenti Societas Monograph, 8).
LAFFEY, A. L. Rute. In: BROWN, R. E.; FITZMYER, J. A.; MURPHY, R. E. (Editores). Novo Comentário Bíblico S. Jerônimo: Antigo Testamento. Santo André/São Paulo: Academia Cristã/Paulus, 2007.
LEVIN, Y. Understanding Biblical Genealogies, Currents in Research. Biblical Studies 9, Sheffield: Sheffield Academic Press, p. 11-46, 2001.
MADURO, O. Religião e Luta de Classes. Petrópolis: Vozes, 1983.
MALINA, B. The New Testament World: Insights from Cultural Antrhropology. Atlanta: John Knox, 1981.
OSIEK, C. The New Handmaid: the Bible and the Social Sciences. TS, n. 50, p. 260-278, 1989.
WILSON, R. R. The Old Testament Genealogies in Recent Research. Journal of biblical Literature 94. Philadelphia & Atlanta, p. 169-189, 1975.
WILSON, R. R. Genealogy and History in the Biblical World. NewHaven: Yale University Press, 1977. (Yale Near Eastern Researches, 7).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.