O Ensino Religioso para ensinar ou formar? Um tema forte e delicado

Autores/as

  • Eulálio Figueira Ciências da Religião da PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10763

Palabras clave:

Ensino Religioso, Sala de aula, Experiência religiosa.

Resumen

Tratar da temática do que deve ser ensinado dentro de uma sala de aula, sabendo que não se trata de um ato gratuito e muito menos sem repercussões, constitui tarefa bastante árdua, pois isso envolve a definição dos rumos que a humanidade irá tomar. Cada conteúdo e cada metodologia levada para dentro de uma sala de aula não têm o mesmo impacto que uma conversa de bar. Uma disciplina curricular introduzida na regularidade das salas de aula deve ter como objetivo produzir um leque mais alargado de testemunhos. Deverá tomar como objeto de seu trabalho a experiência religiosa. Desse modo, entende-se que o estudo resultante dos esforços do Ensino Religioso pode ajudar, de modo relevante, não só a compreender, mas a identificar o pensamento religioso da geração contemporânea, ou dito de outro modo: ajudar a perceber como homens e mulheres, em seus lugares hodiernos, produzem razões para fazerem o que fazem e como fazem.

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Biografía del autor/a

Eulálio Figueira, Ciências da Religião da PUC-SP

Professor do Departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP), coordenador de Especialização em Ciências da Religião da PUC-SP,
São Paulo, SP - Brasil

Citas

CARTA CIRCULAR DA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA.

Carta Circular n. 520/2009. Disponível em: <http://catolicosnarede.wordpress. com/2009/09/24/carta-circular-da-congregacao-para-a-educacao-catolica/>.

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Publicado

2010-09-29

Cómo citar

Figueira, E. (2010). O Ensino Religioso para ensinar ou formar? Um tema forte e delicado. Revista Pistis & Praxis, 2(2), 329–344. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10763