Políticas e práticas de formação de professores de Ensino Religioso: desafios, avanços e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10712Palabras clave:
Ensino Religioso, Formação de professores, Políticas públicasResumen
O Ano Brasileiro de Ensino Religioso (ER) desafia docentes e pesquisadores envolvidos com a formação de professores de ER a marcar a diferença. Nas décadas de 1980 e 1990, várias instituições (religiosas ou não) organizavam cursos, seminários e encontros para formação de professores de ER. A Licenciatura Plena em ER aconteceu a partir de 1996 e Santa Catarina foi o Estado pioneiro na formação de professores com essa habilitação. A pesquisa descreve experiências de instituições religiosas e outras com a formação de professores de ER e destaca a experiência de Santa Catarina, a partir de 1996, com o Curso de Ciências da Religião – Licenciatura Plena – Habilitação em Ensino Religioso (CCR/LP/ER). A formação de professores de ER com Licenciatura Plena, em Estados da Federação Brasileira, ainda é carente de políticas públicas.Descargas
Citas
AEC-SP. Relatórios dos CEER. AEC&PUC-SP. Disponível em: <http://www.cee.sc.gov.br>. Acesso em: 15 out. 2009.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em: <http://www6.senado.
gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 23 jul. 2009.
______. Presidência da República. Lei n. 9.475/97, de 22 jul. 1997. Alteração, normas, correlação, facultatividade, disciplina escolar, religião, estabelecimento de ensino, ensino fundamental, território nacional, competência, sistema de ensino, fixação, conteúdo, disciplina escolar, religião. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Congresso Nacional, 23 jul. 1997. coluna 2, p.
Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.
action?tipo_norma=LEI&numer=009475&data=1997&SUBMIT1=Pesquisar>.
Acesso em: 21 jan. 2010.
CARON, L. (Org.). O Ensino Religioso na nova LDB: histórico, exigências,
documentário. Petrópolis: Vozes, 1997.
______. Políticas públicas para a formação de professores para a Educação Básica.
In: JUNQUEIRA, S. R. A. et al. (Org.). Ensino Religioso: memória e perspectivas.
Curitiba: Champagnat, 2005. p. 99-117.
CECCHETTI, E. ([email protected]). Versão eletrônica de manuais [mensagem pessoal]. Formação de professores de ER por meio do Plano Nacional de Formação de professores para educação básica. Mensagem recebida por [email protected] em: 06/08/09 e 27/11/09.
CIPRIANI, Gabriel. ([email protected]). Versão eletrônica [mensagem pessoal]. Informações sobre o Ensino Religioso no CONIC. Mensagem recebida por [email protected] em: 25/04/2007.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB. Relatórios dos Encontros Nacionais do Ensino Religioso 1974-1998. Brasília: CNBB - Setor de Ensino Religioso, 2001.
CONSELHO DE ENSINO RELIGIOSO DE SANTA CATARINA – CONERSC. Relatório de atividades. Florianópolis: CONER, 2004. (polígrafo) Políticas e práticas de formação de professores de Ensino Religioso 287 Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 2, n. 2, p. 269-289, jul./dez. 2010
CONSELHO DE IGREJAS PARA A EDUCAÇÃO RELIGIOSA – CIER-SC.
Ata da Assembleia realizada em 17 set. 1996. Florianópolis: CIER, 1996. p.1-3. (Mimeo.).
ESTADO DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto / Secretaria de Estado da Administração. Parecer n. 141/96, aprovado em 23/04/96. Florianópolis: GOV/SEED/SEA, 1996. (Mimeo.).
______. Instituições de Ensino Superior. Programa Magister: informações gerais. Florianópolis: SEE/IES, 1998. (Mimeo.).
______. Decreto n. 3.882, de 28 de dezembro de 2005. Regulamenta o Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública estadual. Florianópolis: Santa Catarina, 2005. Disponível em: <http://www.sed.sc.gov. br/secretaria/documentos/cat_view/58-legislacao/185-ensino/76-legislacaoestadual/81-decretos>. Acesso em: 25 out. 2009.
FELLER, V. G. Entrevista sobre o CCR/LP/ER/SC. Florianópolis: ITESC, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO – FONAPER. Capacitação Docente: Licenciatura – Lato Sensu – Extensão para o Ensino Religioso. Brasília: Divisão Gráfica – UCB, 1998. Disponível em: <http://www.fonaper.com.br>. Acesso em: 25 out. 2009.
HESS, C. ([email protected]). Versão eletrônica de manuais [mensagem pessoal].
Informações sobre o Curso de Ciência da Religião Licenciatura Plena em Ensino Religioso (CCRLPER): acadêmicos da Univille – Joinville. Mensagem recebida por [email protected] em: 7 set. 2006.
JUNQUEIRA, S. R. A.; WAGNER, R. (Org.). Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2004.
OLIVEIRA, L. B. de. Formação de docentes para o ensino religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero. 2003. 230 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, São Leopoldo, 2003.
______. Diretrizes para Formação de professores de ER. Blumenau: FURB,
(Mimeo.).
CARON, L.Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 2, n. 2, p. 269-289, jul./dez. 2010
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ. Relatórios do CCR/LP/ER da Unochapecó. Chapecó: [s.n.], 2008. (Informações pessoais obtidas com a professora Teresa Machado Dill, coordenadora do Curso de Ciências da Religião – Habilitação em Ensino Religioso, em fev./maio de 2009).
______. Relatórios do CCR/LP/ER da Unochapecó. Chapecó: [s.n.], 2009. (Informações pessoais obtidas com a professora Teresa Machado Dill, coordenadora do Curso de Ciências da Religião – Habilitação em Ensino Religioso, em fev./maio de 2009).
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE. Parecer n.280/04, de 15 julho de 2004. Reestruturação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião. Joinville: Univille, 2004a.
______. Pró-Reitoria de Ensino. Coordenação do Curso de Ciências da Religião. Parecer da Comissão, 17 de junho de 2004. Joinville: Univille, 2004b.
______. Pró-Reitoria de Ensino. Coordenação do Curso de Ciências da Religião. Portaria n. 030/2004 – PROEN. Joinville: Univille, 2004c.
______. Relatório do CCR/LP/ER regular. Joinville: [s.n.], 2009a.
______. Relatório / Especialização em Ensino Religioso. Joinville: [s.n.], 2009b.
UNIVERSIDADE DE SÃO JOSÉ – USJ. Relatório do CCR/LP/ER da USJ.
São José, SC: [s.n.], 2008. (Informações pessoais obtidas por Lurdes Caron com
a professora coordenadora do Curso de Ciências da Religião – Habilitação em
Ensino Religioso, em abr./maio de 2009).
______. Relatório do CCR/LP/ER da USJ. São José, SC: [s.n.], 2009. (Informações pessoais obtidas por Lurdes Caron com a professora coordenadora do Curso de Ciências da Religião – Habilitação em Ensino Religioso, em abr./maio de 2009).
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL. Projeto de criação do Curso de Ciências da Religião – habilitação: licenciatura do 1° e 2° graus em Educação Religiosa Escolar. Tubarão: Unisul, 1996.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB. Portaria n. 37/96
de 22 de março de 1996. Blumenau: FURB, 1996a.
______. Projeto de autorização do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião: habilitação em Ensino Religioso. Blumenau: FURB, 1996b. Políticas e práticas de formação de professores de Ensino Religioso 289 Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 2, n. 2, p. 269-289, jul./dez. 2010
______. Política das Licenciaturas. Blumenau: FURB, 2003.
______. Relatório do CCR/LP/ER regular. Blumenau: [s.n.], 2004.
______. Processo de Renovação do Reconhecimento do Curso em Ciências da Religião: Licenciatura Plena em Ensino Religioso. Blumenau: FURB, 2005a.
______. Memorando n. 28/2005, 26 de setembro de 2005. Blumenau: FURB, 26 de setembro de 2005b.
______. Quadro estatístico de ingressos no Curso de Ciências da Religião. Blumenau: FURB/DRA, 2006a.
______. Quadro estatístico: soma de alunos do Curso de Ciências da Religião por ano e semestre. Blumenau: FURB/DRA, 2006b.
______. Relatório do CCR/LP/ER regular. Blumenau: [s.n.], 2007.
______. Relatório / Especialização em Ensino Religioso. Blumenau: [s.n.], 2009.
VIESSER, L. C. Relatório do curso a distância em Ensino Religioso. In:
ASSEMBLEIA DO FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO, 1., 2002, São Paulo. Apresentação oral... São Paulo: [s.n.], 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.