Ethos, fato religioso e diversidade: como selecionar conteúdos e trabalhar estratégias
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds02Keywords:
Ethos, Ensino Religioso, Conteúdos, Estratégias.Abstract
Propomos com este ensaio discutir questões metodológicas do Ensino Religioso no que se refere a conteúdos e estratégias. Tomamos como referência o eixo temático Ethos, pautando-nos primeiramente por uma definição e compreensão de seu sentido e significado, e discutindo o que implica a construção da figura de um “alguém” e de uma coletividade situados na cultura humana. Entendemos aqui que o indivíduo e as organizações socioculturais tornam-se o lugar-espaço da manifestação de existir, nos quais também se configura a concretude do fato religioso. Daí a importância do trabalho com a diversidade de concepções, de organizações e de expressões para que a escola e o Ensino Religioso colaborem com a formação integral do indivíduo-cidadão. Em seguida, partimos das indagações de cunho pedagógico “o quê?” e “como?” e buscamos situar uma compreensão de conteúdos e estratégias, para o trabalho do componente curricular Ensino Religioso. Entendemos, assim, ser necessário ter clareza e conhecimento para escolher, eleger e selecionar, para cada faixa etária, conteúdos adequados e apropriados, e saber que estratégias desenvolver para um ensino e uma aprendizagem significativos. A premissa básica e primeira que se coloca é que o trabalho pedagógico-educacional do Ensino Religioso deve contribuir com o currículo escolar e com a formação de um cidadão integrado e atuante. Por consequência, o indivíduo elabora instrumentos de leitura de mundo e insere-se no contexto da própria vida, a partir da apropriação do conhecimento, contribuindo no respeito ao outro e ao diferente e desenvolvendo relações de paz e de dignidade para todos.
Downloads
References
AMOSSY, R. (Org.). A imagem de si mesmo no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
APRENDENDO a viver na diversidade. ClickCiência, n. 20, jan. 2010. Reportagem. Disponível em: <http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao20/ materia1_detalhe.php>. Acesso em: 28 jul. 2014.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BOFF, L. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2003.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833.
BRASIL. Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jul. 1997. p. 15824
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB n. 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 1998. Seção 1, p. 31.
DEMO, P. Politicidade da educação e/ou aprendizagem reconstrutiva política. 1999. Disponível em: <http://www.nepet.ufsc.br/Artigos/Texto/ Demo_1099.htm>. Acesso em: 28 jul. 2014.
ETHOS. In: HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GRUEN, W. Ensino Religioso em movimento. Belo Horizonte, 2010. Mimeografado.
JUNQUEIRA, S. R. A. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.
MAZZOTTI, A. J. A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.
MOSER, A; SOARES, A. M. M. Bioética: do consenso ao bom senso. Petrópolis:
Vozes, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.